Publicidade Continue a leitura a seguir

Farta do cheiro a sardinhas dos Santos Populares? Estes truques podem ajudar

Percorra a galeria de imagens e fique a saber alguns truques para se livrar do cheiro das sardinhas. [Fotografia: Gonçalo Villaverde / Global Imagens]
Toalhitas húmidas: são práticas e pode usá-las para limpar as mãos e o rosto depois de se lambuzar com uma bela sardinha no pão. Porém, dependendo do perfume que contenham, o seu efeito pode não ser duradouro o suficiente para eliminar o cheiro a sardinha assada. [Fotografias: Shutterstock]
Limão: esfregar as mãos com sumo de limão é um dos métodos mais eficazes para acabar com o cheiro das sardinhas. Se não puder levar nenhum limão consigo para os arraiais, opte pelas toalhitas húmidas com o cheiro deste citrino.
Sal: é outra boa opção e mais fácil de encontrar junto às bancas de venda das sardinhas ou até de transportar consigo, num pequeno frasquinho. Esfregue as mãos com sal e passe-as por água corrente.
Perfume o cabelo: Aplicar o perfume diretamente no cabelo, a uma distância de 20 a 30 centímetros, colocar um pouco da fragrância num pente ou escova e depois pentear os fios, ou borrifar a nuca, junto ao pescoço, são as dicas que os perfumistas sugerem para obter um efeito mais duradouro. Em noite de arraial pode (e deve) abusar da dose.
Duche: Por mais truques que existam nada substitui um bom banho para tirar o cheiro que se impregna no corpo numa noite de Santo António.
Vinagre: Tal como o limão, o vinagre é uma das formas mais eficazes de combater os cheiros, incluindo o das sardinhas, sobretudo para tirar o odor do ar, em casa, ou dos tecidos.
Café: para tirar o cheiro dos objetos e utensílios que estiveram em contacto com as sardinhas, esfregar borras de café é uma boa opção.
Bicarbonato de sódio: Outra das hipóteses é o bicarbonato de sódio, recomendável para os talheres, loiças e outros recipientes, e para os tecidos. [Fotografia: Flickr]
Canela: Para tirar o odor do ar, uma outra possibilidade é ferver um pau de canela com casca e um pouco de sumo de limão. Do odor a sardinha assada, a casa passa ter um cheirinho a arroz doce. E já que está a usar parte dos seus ingredientes, por que não confecionar a receita e fazer uma sobremesa?
Cascas e gomos de limão: tal como a canela, ferver limão, seja em gomos ou apenas as cascas, ajuda a tirar os cheiro das sardinhas.
Velas aromáticas: Dão sempre jeito e, nestes dias, podem ser um importante aliado para o cheiro que invade a casa, venha da rua ou do seu grelhador.
Tecidos: Tal como já referido, o vinagre ou o bicarbonato de sódio ajudam a remover o odor dos tecidos. Antes de lavar a roupa com o detergente normal, aplique um dos dois. [Fotografia: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens]
Maçã: Se usar o forno em vez da grelha para assar as sardinhas, corte uma maçã ao meio e coloque-a no forno desligado, durante algum tempo. Em alternativa, também pode colocar um recipiente com bicarbonato de sódio. Retire-os quando já não sentir o odor do peixe.
Grelha: Para eliminar o cheiro que costuma entranhar-se na grelha, deixe-a sobre o lume até que este se apague e que os restos agarrados queimem. Para limpar os resíduos, pode usar folhas de jornal ou de papel. De seguida lave a grelha com água tépida e detergente. [Fotografia: Gonçalo Villaverde / Global Imagens]
Independentemente do cheiro, divirta-se e saboreie uma boa sardinha sem culpas. É Santo António!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Poucos odores se entranham mais no corpo e nos tecidos que o cheiro a sardinhas assadas.

Nos arraiais populares é difícil fugir a isso. Mesmo que não os frequente, eles instalam-se no calendário por esta altura e basta uma brisa para levar o cheiro das grelhas de rua para dentro das casas, seja já esta semana, nas celebrações do Santo António, em Lisboa, seja mais adiante, no São João, no Porto. E porque os Santos Populares só terminam com São Pedro, o cheiro a sardinha assada está para ficar até ao final do mês (e, falando francamente, um pouco por todo o verão).

Se, por outro lado, perder a folia na capital e a chuva de martelinhos na Invicta está fora de hipótese, mas detesta regressar a casa a amaldiçoar o cheiro mais característico desta temporada festiva, nada tema. Foi em tudo isso que pensámos para lhe trazer este verdadeiro manual de sobrevivência.

Há alguns truques e dicas que pode seguir para contornar ou eliminar o forte odor da sardinha assada, das roupas à casa, passando pelos utensílios domésticos. Veja quais na fotogaleria, em cima.

Imagem de destaque: Shutterstock