O mundo sustentável que Maria de Oliveira Dias quer partilhar com todos

Maria de Oliveira Dias tornou-se vegetariana aos 12 anos, quando percebeu que não comer animais poderia ser uma escolha. Há 10 anos que optou por uma alimentação vegana e, pelo caminho, criou não apenas um blog como o transformou numa empresa de confeção de produtos alimentares e integrais, desde 2014.

Este ano lançou o seu novo livro, O livro da cozinha Vegana onde fala sobre o seu percurso até aos dias de hoje, mostrando ainda mais de 60 receitas para as várias estações do ano. Veja abaixo a entrevista de Maria de Oliveira Dias ao Delas.pt.

[DR]
Tornou-se vegetariana aos 12 anos. Como é que isto aconteceu e que impacto teve na sua vida?

Sempre achei estranho termos de comer partes de animais, mas achava que era uma fatalidade. Entretanto, descobri que existiam vegetarianos e nesse dia tornei-me vegetariana. As refeições deixaram de se um suplício para mim, embora a minha mãe não soubesse bem o que cozinhar porque não havia nenhuma informação na altura. Cresci a comer leguminosas, legumes da estação que a minha avó trazia da praça ou da quinta, sopa, batatas arroz e massa e cresci bem forte e saudável. Não pensei que esta decisão viesse mudar a minha vida anos mais tarde.

Como tomou a decisão de, há uma década, se ter tornado vegana?

Foi quando me chegou às mãos mais informação sobre a indústria do leite e dos ovos. Não fazia sentido não comer carne e peixe mas continuar a alimentar uma indústria paralela igualmente cruel, altamente poluente e totalmente desnecessária. O que aconteceu depois é que teve impacto na minha vida e foi a partir daí que tudo mudou: tornar-me vegana. Depois de me tornar vegana senti-me incrível. A minha alimentação mudou e tudo no meu corpo melhorou, os meus níveis de energia dispararam, nunca mais adoeci. Foi uma revolução que me fez o click para partilhar com o mundo os benefícios de uma alimentação e vida vegana e saudável.

Qual foi o principal objetivo com a criação do blog “The Love Food’, que mais tarde também acabou por se transformar numa empresa de confeção de produtos? Como aconteceu esta evolução?

Partilhar receitas simples, saudáveis e veganas, dicas para uma vida mais ecológica e saudável e mostrar com é simples e maravilhoso ser vegano. Ao mesmo tempo, mostrar o impacto das escolhas que fazemos no dia-a-dia e que estão a deixar a nossa sociedade e o nosso planeta doentes. Depois senti falta de ter opções alimentares que seguissem esta filosofia em qualquer lado do país e resolvi montar uma fábrica de comida, snacks e pastelaria com produtos veganos e biológicos para revenda e diretamente para particulares. Correu muito bem. Por razões pessoais, 4 anos mais tarde resolvi apenas dedicar-me aos serviços e deixar os produtos, o que me dá uma maior liberdade e espaço para a criatividade. Nos últimos dois anos o “The Love Food” especializou-se em consultoria gastronómica e formação. Para além disso escrevi dois livros que têm apoiado este meu trabalho.

Qual tem sido, ao longo do tempo, o feedback das pessoas a este seu trabalho?

Muito bom. Tenho saudades de ter o feedback direto e imediato que antes tinha através do blog, mas estou a planear vários projetos novos que me farão voltar a ter esse contacto. Há já muitas pessoas que me disseram que a vida delas mudou e que eu tive peso nessa mudança, e isso para mim é uma grande conquista.

Há muitas pessoas que têm a ideia de que ser vegetariano ou vegan limita muito as opções de alimentos que podemos comer e as receitas que podemos criar. É mesmo assim?

É exatamente o oposto. Em vez de excluir o que acontece é criar abundância! Os alimentos que temos disponíveis são muito mais do que aqueles que excluímos, e a criatividade é infindável. Estamos habituados a comer carne ou peixe com acompanhamentos e esse é o paradigma que deve mudar. O prato deve ser variado, com texturas diferentes, muitas cores, acrescentar legumes, leguminosas, cereais, algas, sementes, oleaginosas, fermentados… há tanto por onde pegar! Eu raramente repito a mesma receita. Ao mesmo tempo é tudo mais simples, mais rápido, mais económico e delicioso.

Se pudesse dar alguns conselhos a quem quer mudar a sua vida para uma alimentação vegetariana ou vegana e ainda não o conseguiu fazer, quais seriam?

Comece por trocar a proteína animal por proteína vegetal no prato. Depois, encha metade do prato com legumes e o resto com cereais integrais e leguminosas ou outra proteína vegetal (como tofu ou tempeh). No meu livro tem imensas receitas simples, são um excelente ponto de partida.

Percorra a galeria de imagens alguns mitos que Maria de Oliveira Dias quebra sobre a alimentação vegetariana ou vegana.

O que comer para ser uma vegana saudável

Preservativos vegan e sem glúten à distância de um clique