As caminhadas podem ser uma boa solução para quem não gosta de correr nem de fazer exercício físico com intensidade mas quer perder peso. Quem o diz é Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, no Brasil, cirurgião ortopedista e traumatologista.
“Caminhar dez mil passos numa hora costuma ser adequado para quem quer emagrecer. Desta maneira, a caminhada ajuda a queimar as gorduras do corpo. Para perder peso é preciso caminhar pelo menos três dias por semana nesta intensidade numa só sessão de exercício físico”, explicou Fabio Ravaglia à revista brasileira Exame.
A inclinação do terreno em que faz a caminhada também influencia os resultados que obtém no final do exercício (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver mais conselhos do médico).
“Como uma atividade física aeróbica, a caminhada tem os mesmos efeitos que a corrida, o ciclismo e a natação quando se trata de gasto calórico. Com a finalidade de queimar calorias, o que vai variar é a quantidade de exercício físico e o tempo dedicado a cada modalidade“, afirmou o especialista.
Enquanto as mulheres precisam de gastar 1100 calorias diárias a caminhar para emagrecer, os homens precisam de 1300.
“Para queimar calorias, o ritmo da caminhada precisa de ser mantido. Quem quer iniciar um programa para perder peso pela caminhada deve começar por fazer 1500 metros em 15 minutos“, aconselha Fabio Ravaglia.
Ainda assim, o médico sublinha que a queima de calorias varia de pessoa para pessoa, consoante fatores como a idade, sexo, composição corporal, estrutura e grau de condicionamento físico.
“Sempre que quiser incrementar o treino de caminhada para perder calorias, suba ladeiras. Mas se tentou subir a ladeira ou aumentar a velocidade da caminhada para gastar mais calorias e se sentiu ofegante, pare e descanse. Não force”, acrescentou o presidente do Instituto Ortopedia & Saúde.
Clique aqui e siga-nos no Instagram