Realizadora de ‘Barbie’, Greta Gerwig, vai presidir ao júri de Cannes

FILES-US-ENTERTAINMENT-CINEMA
Greta Gerwig [Fotografia: ANGELA WEISS / AFP]

O Festival de Cinema de Cannes anunciou nesta quinta-feira, 14 de dezembro, que Greta Gerwig, realizadora do êxito de bilheteira mundial Barbie, presidirá o júri da 77ª edição do evento, em maio de 2024.

A diretora de 40 anos, que também é atriz e guionista, será a sucessora do sueco Ruben Ostlund, que presidiu o júri que concedeu a Palma de Ouro de 2023 ao drama Anatomia de uma Queda. Gerwig será a primeira americana a presidir ao júri, informou o festival num comunicado.

A presença da realizadora deve rejuvenescer Cannes, que não tem uma pessoa tão jovem na presidência do júri desde 1966, quando a atriz italiana Sophia Loren, então com 31 anos, foi o principal nome. Também será a primeira mulher à frente do festival desde Cate Blanchett, que presidiu em 2018 o júri do festival de grande prestígio.

Além de Barbie, uma sátira feminista sobre a famosa marca de bonecas, Gerwig dirigiu Lady Bird (2017) e Adoráveis Mulheres (2019). Atualmente, está a trabalhar numa adaptação de As Crônicas de Nárnia para a Netflix. Também atuou em mais de 20 filmes.

AFP