A “leoa” que defendia os direitos das nigerianas

Funmilayo Ransome Kuti nasceu em Abeokuta em 1900 e foi uma das líderes da independência nigeriana. Filha de um professor de religião anglicana, teve como nome de batismo Francis Abigail Olufunmilayo Thomas, adotando já adulta os apelidos Ransome Kuti do marido, um reverendo. Foi a primeira rapariga a estudar na escola da sua cidade e mais tarde fez também estudos em Inglaterra, regressando à Nigéria para ser professora.

Em Abeokuta, no Sul da Nigéria, criou em 1932 um Clube de Senhoras, o ALC (Abeokuta Ladies Club), que se dedicava a ensinar regras de etiqueta, a fazer artesanato e a organizar chás. Mas um dia o ALC foi desafiado pelas vendedoras dos mercados a ajudar na sua alfabetização e, de repente, Funmilayo estava a lutar pelos direitos destas mulheres. As fiscalizações excessivas e os impostos disparatados eram fruto de uma aliança entre as autoridades tradicionais africanas e os colonizadores britânicos.

Funmilayo é uma das mulheres retratadas na UNESCO Women in African History. Esta é a imagem de capa da banda sonora deste projeto.

Funmilayo fez frente a todos eles e ganhou, com o ALC a tornar-se uma poderosa associação de defesa dos direitos das mulheres. Chegou a forçar a abdicação do rei dos egbas, um dos muitos soberanos da Nigéria colonial. Passaram a chamar “leoa” a Funmilayo.

Graças ao protagonismo do ALC, Funmilayo foi convidada a integrar a delegação que em 1947 foi a Londres defender a independência da Nigéria. Esta só seria conseguida em 1960.

Ao lado de Funmilayo no ALC estava outra formidável lutadora pelos direitos das mulheres, Grace Eniola Soyinka, cujo filho seria o primeiro africano a ganhar o Nobel da Literatura. Funmilayo também criou três filhos notáveis, dois deles médicos, um dos quais chegando a ser ministro da Saúde. O outro filho, Fela, era um músico contestatário, sempre corajoso a ponto de desafiar os generais que por hábito governavam a Nigéria. Em 1978, tropas invadiram o local onde Fela estava, uma espécie de comuna, e na confusão a mãe e apoiante caiu de uma janela, morrendo mais tarde.

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A dieta de Kendall Jenner antes dos desfiles