Publicidade Continue a leitura a seguir

‘Como Não Morrer’: 12 hábitos saudáveis a incluir no seu dia a dia já

Percorra a galeria de imagens para conhecer a Dúzia Diária, ficando a par dos 12 hábitos que devem incluir já na sua rotina diária. [Imagens: Shutterstock]
Legumes - são ricos em vitaminas, fibras e minerais, ajudando ao bom funcionamento de todo o organismo e por isso mesmo, devem estar presentes em todas as refeições principais.
Frutos vermelhos - possuem vitaminas do complexo B (como a niacina, B3), potássio e vitamina C, ajudando na proteção dos vasos sanguíneos, gengivas, dentes e pele. Além disso são conhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias ou antioxidantes.
Bagas - as bajas de goji, por exemplo, possuem também uma grande ação antioxidante, além de serem ricas em vitaminas aminoácidos e ácidos gordos como a ómega 3 e 6.
Especiarias - são uma excelente forma de temperar a comida, sendo um ótimo substituto do sal. Mas além de darem sabor, muitas possuem elevados níveis antioxidantes e ajudam a acelerar o metabolismo.
Vegetais crucíferos - incluem couve-flor, blóculos, nabo, entre outras... são verduras pobres em calorias, diuréticas e ricas em vitaminas e minerais.
Sementes de linhaça - ricas em gorduras saudáveis como a ómega 3, estas sementes ajudam a prevenir doenças cardíacas, além de disso conseguem acelerar o metabolismo, ajudando a emagrecer.
Ervas aromáticas - à semelhança das especiarias, também as ervas aromáticas ajudam a temperar as refeições. Muitas delas são ótimas para controlar a pressão arterial e a retenção de líquidos. O melhor é que pode ingeri-las tanto no prato como em bebidas.
Frutos secos - quase todos são ricos em cálcio, fibra, vitamina E, magnésio e fósforo, ajudando a nível da pele, unhas e sistema imunitário. Ingeri-los ao lanche pode ser uma boa opção.
Cereais integrais - são verdadeiras fontes de fibra, nutrientes, minerais (como zinco e magnésio), vitaminas e também de energia.
Verduras - ricos em água ajudam na hidratação do corpo e do bom funcionamento dos rins e intestinos, além disso possuem ainda diversas vitaminas, sais minerais e fibras.
Beber água - este é um hábito fundamental para o corpo se manter hidratar e funcionar bem. Além disso ajuda a manter a pele mais bonita.
Fazer exercício físico - não é preciso correr a maratona, mas mexer o corpo é essencial para ativar os músculos, promover a corrente sanguínea e evitar problemas de articulações.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para ter saúde e uma boa forma física não é necessário seguir uma dieta rígida nem fazer exercício a toda a hora. Existem pequenos hábitos que, quando integrados na rotina diária, promovem a nosso bem-estar geral, garante Michael Greger, médico e diretor do departamento de saúde pública e agropecuária da Humane Society dos Estados Unidos da América.

Especialista em nutrição, Greger elaborou então uma lista de 12 coisas essenciais para que não nos falte saúde (veja na galeria acima). O desafio é integrar determinados alimentos nas refeições que fazemos diariamente e realizar algum exercício físico para evitar o sedentarismo.

Como Não Morrer – O Livro de Receitas, de Michael Greger, €19,90

Dúzia Diária” é o nome da lista criada pelo especialista e tem por base estudos, pesquisas e conhecimentos médicos. “A lista da ‘Dúzia Diária’ tem servido para que nos lembremos de tornar cada refeição o mais saudável possível”, conta Greger no seu mais recente livro, Como Não Morrer – O Livro de Receitas”. Como uma bíblia da nutrição, este manual traz ainda mais de cem receitas para prevenir e reverter doenças às quais não estamos imunes.

O objetivo é conseguir que as refeições que fazemos todos os dias continuem a ser deliciosas, mas mais nutritivas. Adicionar uma especiaria, conjunto de sementes ou leguminosa ao prato preferido é uma forma fácil de comer melhor sem nos privarmos do que mais gostamos.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer a “Dúzia Diária”, ficando a par dos 12 hábitos que devem incluir já na sua rotina diária.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que comer na praia? Leve chocolate negro

5 coisas que cortam o efeito da pílula