Publicidade Continue a leitura a seguir

15 manequins que marcaram 2017

Maria Clara, 19 anos: nascida em Lisboa, a manequim começou a dar os primeiros grandes passos na moda após vencer o L’Agence Go Top Model, em 2013. Depois de desfilar para Luís Buchinho e Diogo Miranda, juntou ao seu portfólio nomes como Dolce & Gabanna.
Kaia Gerber, 16 anos: natural de Malibu, Califórnia, a filha da supermodelo Cindy Crawford, brilhou em vários desfiles este ano. A estreia deu-se na Semana de Moda de Nova Iorque, em Setembro, na passerelle pela Calvin Klein. Chanel, Fendi, Moschino e Alexander Wang também já constam no portefólio da manequim.
Francisca Perez, 23 anos: nascida no Porto, Portugal, a manequim agenciada pela L'Agence, foi considerada a promessa do ano (2017) por Manuel Serrão. Além de marcar presença nas Semanas de Moda em Portugal, onde desfilou para a Cia.Marítima, Júlio Torcato, Pé de Chumbo e Micaela Oliveira, Francisca Perez também esteve presente na Semana de Moda de Madrid.
Oumie Jammeh, 22 anos: nasceu na Gâmbia, África Ocidental, mas foi em Estocolmo, na Suécia, que cresceu e se agenciou enquanto manequim (na MKAs). Fã de dancehall, Oumie é dançarina deste género de música jamaicana, algo que vê como uma vantagem: “sabes como te mover, conheces diferentes expressões e não tens medo de sair da tua zona de conforto", confessou à Vogue americana. Miu Miu, Valentino e Givenchy foram algumas das marcas pela qual a modelo desfilou este ano. [Imagem: Pinterest]
Maria Miguel, 16 anos: natural de Braga, a manequim que queria ser futebolista tornou-se, este ano, exclusiva da Saint Laurent, tendo sido a responsável por abrir o desfile na Semana de Moda de Paris. Depois disso foi também capa da Vogue Portugal na edição de Novembro de 2017.
Marianne Bittencourt, 20 anos: brasileira, natural de Assaí, a modelo foi capa da GQ Portugal em 2015 e tem vindo a desfilar para vários criadores portugueses, como Katty Xiomara, Miguel Vieira e Luís Carvalho, Semanas de Moda nacionais.
Gisele Fox, 16 anos: natural de Seattle, Estados Unidos da América, Gisele conquistou o mundo da moda dada a pele clara, com sardas e rosto esguio. Agenciada na SMG, a manequim desfilou pela Miu Miu, Valentino, Marni e Marc Jacobs.
Kiko Arai, 26 anos: nascida em Osaka, no Japão, a manequim ganhou o título de Miss Japão em 2012. Atualmente agenciada pela Nomad Management, Kiko Arai conta já com nomes como Balmain, Prada, Paco Rabanne, Givenchy e Calvin Klein no seu portefólio profissional.
Isilda Moreira, 19 anos: com nacionalidade portuguesa, Isilda foi das modelos que mais desfilou na Moda Lisboa. Capa de várias publicações nacionais, como a Vogue Portugal, Isilda também já trabalhou com marcas como Hermés, Loewe e Moncler.
Zara Bicha, 17 anos: natural de Vila Franca de Xira, Portugal, conta já com trabalhos para a Calvin Klein e participações em vários desfiles da Semana de Moda em Lisboa e do Portugal Fashion. Diogo Miranda, Valentim Quaresma e Luís Onofre foram alguns dos criadores pelos quais a maquenim pisou a passerelle. Zara Bicha é agenciada pela Elite Lisbon.
Alyssa Traoré, 18 anos: de origem holandesa, Alyssa nasceu em Nimega. Foi recusada em pelo menos dez agências de modelos, até ser contratada pela IMG Model, aos 16 anos. Os seus primeiros passos no mundo da moda começaram com um exclusivo para a Calvin Klein, depois seguiram-se trabalhos com Alexander McQueen, Christian Dior e Prada.
Line Kjaergaard, 20 anos: de origem dinamarquesa, Line nasceu em Copenhaga. Agenciou-se na Le Management e atualmente tem contratos com mais 7 agências espalhadas pela Europa e Estados Unidos da América. Este ano desfilou pela Alexander McQueen, Miu Miu, JW Anderson e Calvin Klein.
Isabela Valadeiro, 21 anos: natural de Santo Amaro, distrito de Portalegre, Portugal, a manequim e atriz foi uma das vencedoras do Face Model of the Year 2016. Apesar de alguns trabalhos como modelo, Isabela aposta agora numa carreira de atriz, sendo possível vê-la atualmente na novela “A Herdeira”.
Chu Wong, 24 anos: natural de Xangai, China, Chu Wong conquistou as passarelles de 2017, foi capa da Vogue chinesa ao lado de Bella Hadid e ainda protagonizou campanhas para a Prada.
Kris Grikaite, 17 anos: de origem russa, a manequim que se tornou, este ano, exclusiva da Prda, já foi capa da Vogue chinesa, da Vogue italiana e Vogue russa.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ser manequim não é para todos e da grande quantidade de raparigas e rapazes que sonham ter essa profissão, às que conseguem mesmo e às que se destacam entre as que desfilam e conseguem contratos milionários vai uma grande distância. Entre os que trabalham nesta área ouvimos muitas vezes dizer que além das características físicas – que estão, felizmente, cada vez mais permissivas – há questões como o saber estar, a educação, a pontualidade, a simplicidade e a capacidade de cooperar que fazem com que uma modelo seja mais vezes recrutada para um trabalho do que outra.

Ao olhar para as Semanas de Moda nacionais e internacionais, reunimos 15 manequins, com origem em vários pontos do mundo, que consideramos terem marcado 2017 e que podem vir a dar que falar em 2018.

Com idades entre os 16 e os 26 anos, algumas delas começaram este ano a dar os primeiros passos na moda. Outras, embora já agenciadas há dois ou três anos, tiveram em 2017 o melhor ano das suas carreiras.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer a lista de 15 manequins, nacionais e internacionais, de 2017.

[Imagens: Instagram]

Manequim portuguesa de 16 anos conquista Saint Laurent

Maria Clara: “Arrisquei tudo na minha carreira”