Criada pelo estilista Nuno Baltazar, em parceria com a Sport Zone, a coleção cápsula deste outono / inverno promete incentivar qualquer pessoa a integrar peças desportivas no seu guarda-roupa. E uma das grandes vantagens é que (quase) todas elas podem ser partilhadas com o parceiro.
O Delas.pt esteve presente na apresentação da coleção, no passado dia 7 de setembro, em Lisboa, e falou com o criador que revelou ver esta coleção como uma tomada de atitude: “A ideia aqui é quase a de, no desporto, pegar-se numa t-shirt do namorado, misturarem-se as peças e a pessoa conseguir divertir-se com isso”. Dando um exemplo, Nuno Baltazar, que vestia uma das peças da coleção, referiu então: “Esta peça, por exemplo, desenhei-a para homem, mas num tamanho pequeno é vestida por uma mulher. Também o casaco preto é de homem, mas pode ser usado por uma mulher, aliás, nas fotografias da campanha está fotografado numa mulher. Acho isso importante: a atitude que quis impor a esta coleção”.
Uma atitude também presente nas cores, que não seguiram os padrões de género. Focando-se nos tons cinza mesclado, preto, azul, vermelho e alguns apontamentos em branco, o estilista português confessou que a escolha teve por base a capacidade de responder ao gostos de qualquer pessoa: “as cores são as mesmas para homem e para mulher, não são meio femininas nem masculinas, há esse universo muito neutro para poderem ser interpretadas de uma forma mais pessoal por parte de quem as tiver e de quem as for vestir”.
Composta por casacos, t-shirts, tops, um soutien de desporto, calções, calças em modelo jersey e leggins – como pode ver na galeria acima -, esta é uma coleção que deu primazia aos materiais leves e naturais, trabalhando algodões, malhas e algumas peças em impermeável. “Privilegiei materiais que pudessem servir não só o desporto, como também outras situações”, começou por explicar Nuno Baltazar. E acrescentou: “Se fossem aquelas malhas demasiado técnicas, muito desportivas e muito i-tech, não faria sentido misturá-las com peças mais do dia-a-dia, mais citadinas”. O resultado foi então o esperado: uma coleção que serve não só os momentos desportivos, como também para as situações mais urbanas e modernas.
Nuno Baltazar afastou-se assim do registo que costuma apresentar nas suas coleções, sem perder a essência que o distingue: a sofisticação. Elemento que permite a quem possuir peças desta coleção cápsula conjugá-las com outros modelos. É precisamente esse o desafio lançado pelo estilista: “Eu adorava ver umas calças da coleção com um top de seda, bordado ou não, sofisticado, ou até uma das t-shirt com uma saia de plumas. Porque não? A atitude é exatamente essa, só que isso já é um exercício que é a cliente que vai fazer da forma que se sentir mais confortável”.
Como base de inspiração da coleção, Nuno Baltazar diz estar a dança: “Esta coleção teve como ponto de partida a iconografia do cinema americano na década de 80. Altura em que havia uma influência muito forte da dança no cinema americano, como prova Fame e Flash Dance… eu fui adolescente nesse período, o meu imaginário está muito associado a essa época”. E referiu ainda: “A dança foi dos primeiros desportos a trazer para a moda uma influencia das peças desportivas, das peças de ginásio, da sala de estudo, da sala de ensaios”.
Sport Zone X Nuno Baltazar distingue-se ainda por ser uma coleção sem estação. Apesar de apresentada na rentrée, o estilista afirma ter mantido a linha que adotou há já algum tempo, criando peças intemporais que podem ser utilizadas durante o ano inteiro: “Nunca tive presente o ser de outono / inverno. É-me completamente indiferente. Não pensei mesmo nada nisso, foi apenas a forma e a altura como a coleção foi lançada, que foi agora. Podia ter sido em março. Os casacos são leves, nenhuma das peças é excessivamente fresca ou excessivamente quente e foram pensadas para serem complementadas umas com as outras. É quase: de verão utilizar-se-á menos peças e no inverno vão-se sobrepondo as camadas”.
A parceria entre Nuno Baltazar e a Sport Zone foi importante para o criador, que viu neste convite uma forma de se desafiar e oferecer ainda mais àqueles que já são seus clientes: “A minha marca tem uma conotação mais sofisticada e é importante também ter esta possibilidade, não só de mostrar ao público que estou confortável a desenhar noutras áreas, como poder complementar a oferta da minha marca com roupa desportiva. Tenho pessoas que já são clientes da marca e que gostam de misturar os dois universos, mas isso não existia ainda”.
Esta não é a primeira vez que a Sport Zone colabora com estilistas portugueses, lançando coleções cápsula exclusivas com assinatura de renome. Nuno Baltazar juntou-se a outros dois criadores: Katty Xiomara e Miguel Vieira que anteriormente já haviam colaborado com a Sport Zone, desenvolvendo coleções de sportwear – uma iniciativa conjunta com o Portugal Fashion que pretende, em cada estação, continuar a convidar um criador nacional.
Percorra a galeria de imagens acima para ver as imagens da coleção Sport Zone X Nuno Baltazar que já se encontra à venda nas lojas de desporto da Sport Zone.
[Imagem de destaque: DR]
Nuno Baltazar: “Preocupa-me saber se a mulher é criticada ou bem-amada pelo marido”