Água, CO2 e energia. Quanto se poupa quando se compra em segunda mão

pexels-mikhail-nilov-6613956
[Fotografia: Pexels/ Mickhail Nilov]

Uma vida útil maior e uma menor pegada ambiental. Comprar em segunda mão pode fazer vantagens para a carteira, mas contribui também fazer diminuir pôs recursos do planeta usados para a criação de um novo bem.

De acordo com as contas feitas pela plataforma de venda de produtos em segunda vida, OLX, em 2002 foram poupados a nível global, estima-se, “5,2 milhões de toneladas de emissões de carbono, 3,6 milhões de toneladas de materiais, além de 645 milhões de metros cúbicos de água e 122 milhões de gigajoules de energia”. Número potenciais decorrentes da compra e venda de “26 milhões de artigos vendidos em segunda mão (…) em 18 países”, onde se inclui Portugal, refere o comunicado emitido pela plataforma e na sequência do relatório publicado sobre esta matéria.

“Estes dados são bastante positivos, pois mostram que cada vez mais existe uma tendência para uma consciencialização ambiental e alteração dos hábitos de consumo”, afirma, citada em comunicado, a diretora de marketing da OLX Portugal. Andreia Pacheco considera que “as empresas e os consumidores devem estar cada vez mais alinhados com os desafios das alterações climáticas e procurarem fazer escolhas conscientes em prol do planeta”.

De entre os produtos comercializadom segunda mão que mais poupança de emissões de CO2 geram estão os carros. Segundo o comunicado, a aquisição de um veículo em segunda mão “permite poupar cerca de 776kg de emissões CO2, 673kg de materiais, 114 metros cúbicos de água e 21.480 megajoules de energia”. Já uma televisão “permite poupar cerca 172kg de emissões de emissões de CO2, 13kg de materiais, 7 metros cúbicos de água e 2.624 megajoules de energia”.