Publicidade Continue a leitura a seguir

Anda a comer mal? Dr. Oz tem a “cura” para isso

Abacate
Frutos secos
Em especial, amêndoas e nozes
Azeite e óleos vegetais
Sementes
Sementes de girassol, chia, linhaça, abóbora, sésamo.
Proteínas
Feijões e leguminosas
Frango, peru e carnes magras.
Laticínios, como iogurtes
Queijos
Leite
Peixe
Mariscos
Frutos vermelhos
Citrinos
Melões
Vegetais crucíferos, como brócolos e couve-flor.
Verduras
Pão integral
Massa integral
Batata doce.
Doces e gorduras saturadas só em alturas de festa e em doses moderadas

Publicidade Continue a leitura a seguir

O capítulo chama-se ‘Os Cinco Alimentos que CURAM’ (assim mesmo, em maiúsculas) e faz parte do livro do famoso médico americano, Dr. Oz, A Alimentação Cura Tudo, editado em março deste ano, pela Lua de Papel.

Na realidade, não são apenas cinco os alimentos que tratam bem a nossa saúde, nem tão pouco curam, no sentido imediato do termo.

O que Dr. Oz procura é ensinar-nos a mudar o nosso esquema mental quando comemos, através de cinco grupos alimentares. Cada letra de “CURAM” tem, neste caso, uma função complexa e orientadora, e menos milagrosa, mas que, garante Dr. Oz, pode fazer a diferença para se obter uma vida longa e saudável: “Consumir gorduras que trazem benefícios”, “Utilizar as proteínas ideais”, “Reforçar a dose de fruta e vegetais”, “Adotar hidratos com boa energia”, “Menos açúcar e só em ocasiões especiais”.

Esta é a receita prescrita pelo cirurgião, num livro que inclui um plano alimentar de 21 dias, com receitas que ajudam a tratar e a prevenir condições tão diversas como o excesso de peso, os problemas de coração, o cansaço, a dor, o declínio cerebral, o sistema humanitário, problemas de pele e de cabelo, dificuldades digestivas e alterações de humor.

Na fotogaleria, em cima, veja quais são os alimentos que curam, segundo o Dr. Oz.

Imagens: Shutterstock