Aproveitar todo o espaço em casa. Guia para alterações simples

Sete tendências para este ano decorar o interior da casa
[Fotografia: Unsplash/Ryan Riggins]

Casas pequenas ou grandes (tanto faz) precisam sempre de uma boa gestão do espaço. A escolha dos móveis ou a disposição face à luz pode fazer até crescer a casa. Imagine que os utiliza para dividir espaços. Ou então que consegue transformar uma divisão em duas, separando apenas os ambientes através da decoração.

Pode usar portas que ocupem menos espaço, já pensou nisso? Ou preencher o corredor com a biblioteca que sempre sonhou ter em casa.

Como as casas nunca são grandes para a arrumação necessária, veja que pontos pode aproveitar para rentabilizar o espaço que tem e com o mínimo custo e obras possíveis. Se pondera reorganizar o seu lar com obras nos planos, não o faça sem antes ler estas recomendações.

Um sofá para cada lugar. Os sofás modulares são práticos e versáteis, pode dispô-los consoante o espaço que tenha.

O hall e corredores são normalmente espaços inaproveitados e que até têm dimensão suficiente para torná-los úteis, como biblioteca, escritório, espaço de leitura.

Cabeceira com espaço de arrumação é sempre útil para otimizar o espaço. Serve para roupa, livros e outros objetos.

Usar poliban na casa de banho não é uma estratégia rara para aumentar o espaço disponível. A cabine de duche com portas de vidro faz parecer que há mais espaço.

Separe os ambientes consoante as suas necessidades e tire proveito. Uma sala que pode ser divisível em dois espaços, um quarto ou uma cozinha que pode ter uma zona de trabalho, há múltiplas possibilidades.

Armários à medida permitem otimizar melhor o espaço e utilizá-los de acordo com as necessidades.

Utilizar móveis para dividir espaços permite ganhar em arrumação. Imagine que utiliza uma estante, sempre pode arrumar alguns livros.

Organize o espaço em casa de acordo com os pontos de luz natural. Assim, poderá sempre aproveitá-los da melhor forma. De resto, onde não houver luz natural, utilize candeeiros para a iluminação.

As portas tradicionais roubam algum espaço. As portas de correr são uma boa forma de dividir espaços.