Publicidade Continue a leitura a seguir

As dez plantas que afugentam a bicharada

Veja as imagens da fotogaleria e saiba que plantas deve ter junto de si para afugentar a bicharada que teima em entrar pelas brechas da porta ou janela.
Calêndula - Para além de bonita e vistosa, esta flor atrai os insetos benéficos e repele os inimigos como os pulgões, percevejos, moscas e escaravelhos.
Alho - o alho é das 'espécies' mais consumidas na cozinha e poucos conhecem a sua flor. A verdade é que ter alhos plantados na horta é muito bom para afugentar pragas que atacam alimentos como o tomate, cenoura ou morangos.
Alecrim - esta é uma planta fácil de cultivar e muito resistente a pragas.
Tanaceto - esta é uma planta com um forte odor e, por isso mesmo, repele quase todo o tipo de inseto voador. É também utilizada para fins medicinais.
Hortelã - esta é uma planta muito conhecida pelo seu cheiro fresco e intenso e é muito utilizada para colocar em bebidas ou sobremesas. O seu odor repele traças, formigas e até ratos.
Tomilho - muito utilizado também na cozinha, esta é uma planta muito resistente que repele insetos indesejados e atrai abelhas. Repele especialmente a larva da couve.
Cravos - com uma simbologia bastante vincada em Portugal, os cravos são especialistas em afastar insetos que atacam as raízes das plantas, como os nematodes.
Coentros - mais uma planta largamente utilizada na cozinha, os coentros ajudam especialmente no combate a afídios e ácaros.
Cidreira - especialmente conhecida pelas suas propriedades calmantes e medicinais, a cidreira afugenta bichos como as formigas, moscas e mosquitos.
Funcho - esta planta é especialista em afastar larvas. Para além do mais, utiliza-se também para alguns licores ou confeitaria.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas são as plantas que a vão ajudar a afugentar a bicharada lá de casa, sem precisar de pesticidas e químicos. Desde moscas a mosquitos, abelhas a traças, apostamos que depois de ler este artigo vai querer plantar todas estas amigas verdejantes lá por casa.

Pragas e biodiversidade – promover a plantação em vez dos químicos

Há muito que os agricultores se têm debatido com a questão das pragas e, atualmente, existe cada vez mais a preocupação de tratar destes pequenos inimigos sem o recurso a químicos. Um dos planos é cultivar algumas plantas que ajudem neste problema, promovendo também a biodiversidade.

Esta é uma forma de repelir naturalmente os insetos (e até ratos) não desejados, sem ter que para isso prejudicar a sua saúde. Quantas vezes quis aplicar um spray e ficou a tossir? Com estas dicas já não tem que passar por isto.

Pode também querer ler:

6 dicas para tornar a casa mais fresca em dias quentes