Cadelas julgam donos quando estes cometem erros, diz estudo

caes
[Fotografia_ Sebastian Coman Travel/ Pexels]

Um novo estudo desenvolvido por especialistas japoneses e publicado na revista Behavioral Processes revela que as cadelas tendem a julgar mais os seus donos quando estes cometem erros.

A equipa de estudiosos analisou o comportamento de cães e cadelas ao observarem as pessoas enquanto agiam de forma mais competente ou incompetente. Os resultados da experiência mostram que as cadelas olham mais tempo para as pessoas e aproximam-se mais dos humanos que parecem mais competentes e enquanto estes abrem um recipiente de comida.

“Os cães prestam atenção a vários aspetos das nossas ações e fazem julgamentos sobre, por exemplo, atos sociais versus atos egoístas“, explicaram os cientistas à revista Behavioral Processes.

De forma a testar esta teoria, 30 cães foram sentados em frente a dois atores. Cada um tinha um recipiente de comida com tampa. O mais “competente” abriu o objeto com facilidade, já o mais “incompetente” mostrou dificuldades em remover a tampa.

No decorrer da experiência, a equipa descobriu que as cadelas olhavam para a pessoa mais competente por mais tempo que os cães e que eram mais propensas a aproximarem-se do humano que removeu a tampa.

Os responsáveis pelo estudo acreditam que isso significa que as cadelas conseguem identificar quando alguém é competente e que esse julgamento afeta o comportamento.