Cinco erros comuns de maquilhagem que fazem com que envelheça mais rápido

maquilhagem
[Fotografia: iStock]

A maquilhagem é uma das ferramentas que pode aumentar a autoestima e dar um aspeto mais cuidado e saudável. Mas, quando utilizada de forma inadequada ou excessiva, pode provocar o efeito oposto e destacar o que está a tentar ocultar.

A má aplicação de maquilhagem pode evidenciar linhas finas, rugas e ainda acelerar o processo de envelhecimento quando os produtos são aplicados na pele. No entanto, há cinco erros fundamentais que devem ser evitados.

Espelho errado

Apesar de a maioria usar de um espelho comum, este objeto deve trocado por um espelho de aumento para ver os detalhes da aplicação. “Deve-se usar sempre um espelho de aumento cinco a dez vezes para ver todos os erros que cometemos, pois sem ele continuaremos a cometer os mesmos erros”, afirma Laura Geller ao site She Finds.

Demasiado blush

O objetivo da aplicação do blush é adicionar alguma cor e realçar um brilho no rosto. No entanto, facilmente se exagera no efeito.

“O blush deve ser aplicado ao longo da maçã do rosto para definir. Recomendo tirar o excesso de blush do pincel de aplicação e começar a aplicar no topo da maçã do rosto, quase no topo da orelha, desta forma, se houver muita cor, será perto da linha do cabelo e não diretamente na maçã de a bochecha”, refere a maquilhadora ao mesmo site.

Base errada

Não só é fundamental usar a cor de base adequada para combinar com o rosto, mas é igualmente importante escolher a consistência certa do produto para um acabamento impecável.

À publicação, Laura Geller explica que “as bases em pó típicas são recomendadas para os tipos de pele normal a oleosa, pois tendem a deixar a pele seca”. Já “os pós têm tendência a amplificar a aparência de linhas finas e rugas se você tiver pele seca ou desidratada”.

Sombras excessivamente escuras

Conforme o envelhecimento, as sombras excessivamente escuras podem apenas enfatizar ainda mais a idade, em vez de criar um visual misterioso.

“Uma sombra mais escura infiltra-se nas linhas finas e rugas da pele”, explicou a maquilhadora Theresa Novicky.

Não aplicar hidratante

A aplicação de hidratante é uma das etapas mais importantes para que a maquilhagem fixe na pele.

“A hidratação na rotina de maquilhagem é a fonte da juventude. Não importa o tipo de pele, certifique-se de hidratar a pele limpa duas vezes por dia”, diz o maquilhador Renelyn Thomas.