Como ter um guarda-roupa sustentável?

IMAGEM_ABERTURA

Que as indústrias têxteis são das maiores poluidoras no mundo, com processos de produção pouco sustentáveis e toneladas de roupas descartadas no meio ambiente, nós já sabemos. Mas é possível ser mais consciente? Através de algumas mudanças de hábitos é possível ter um guarda-roupa sustentável, e com estas dicas fica mais fácil.

O primeiro passo é desapegar-se das roupas que já não servem e que ocupam espaço no seu guarda-roupa.

Ter um guarda-roupa sustentável requer desapego

Para alcançar um guarda-roupa sustentável, é necessário praticar o desapego, ou seja, proporcionar um próximo destino para as roupas, calçado e acessórios. O primeiro passo é desapegar-se das roupas que já não servem e que ocupam espaço no seu guarda-roupa.

Outra dica é reutilizar peças em vez de comprar novas, o que lhe permite poupar dinheiro e evitar comprar peças de fast fashion (consumo rápido). O mesmo se aplica aos acessórios e aos sapatos: consertar um salto alto com cola instantânea sai mais barato do que comprar um par novo.

A prática da reutilização ajuda a dar um novo significado àquela peça ou calçado favorito que precisa de uma renovação.

Descubra o seu estilo de roupa

Muitas vezes, um guarda-roupa disfuncional e pouco útil está relacionado com a forma como compra as suas peças.

Descobrir o estilo pessoal permite um consumo mais responsável e mais harmonioso com o seu perfil. Portanto, escolha peças que combinem com a sua paleta de cores, apostando em técnicas de combinação utilizando o círculo cromático.

Opte por peças intemporais

Para além de descobrir o seu estilo de roupa, opte por peças intemporais para completar o seu guarda-roupa sustentável. Independentemente das tendências e da passagem dos anos, há peças que continuarão a ser incluídas em looks como:

  • Casacos de ganga

  • Calças retas

  • Camisas de cores neutras, como brancas e pretas

A ideia é usar as peças atemporais do guarda-roupa e criar visuais para várias ocasiões, sem precisar de gastar dinheiro em roupas novas.

Se a sua paleta de cores inclui tons de rosa, consulte as nossas dicas e inspire-se nos melhores looks da Barbie.

Estabeleça a prática do 4×1: tenha quatro combinações de partes de cima para cada parte de baixo.

Adote práticas sustentáveis na compra de peças

Seja seletiva na hora de adquirir roupas. Prefira roupas compradas em lojas de segunda mão, escolha peças mais duradouras e pratique o desapego. Existem lojas de segunda mão que permitem trocar roupas por peças da sua preferência, promovendo uma moda circular sem comprometer o bom gosto.

Estabeleça a prática do 4×1: tenha quatro combinações de partes de cima para cada parte de baixo. Muitas vezes, as pessoas não prestam muita atenção às peças de baixo, por isso, vale a pena investir em camisas, blusas e peças sobrepostas, até um máximo de quatro unidades.

Escolha peças versáteis para o guarda-roupa

Com a prática do 4×1 para criar visuais, escolha peças versáteis para um guarda-roupa sustentável. Falamos de peças que possibilitam diferentes combinações e podem ser usadas em várias ocasiões.

Destacam-se as camisas brancas com botões, peças de alfaiataria e, claro, os ténis brancos que combinam com diversos visuais. Assim, para além de escolher peças que se encaixem em diferentes visuais, a sugestão é apostar em acessórios e calçado para complementar.

Ter um guarda-roupa organizado

Sabemos que pode ser muito difícil ter um armário organizado a todas as horas. Ficam aqui algumas dicas para ter um guarda-roupa organizado:

  1. Retire todas as peças do guarda-roupa e desapegue-se das que já não utiliza.

  2. Organize as peças da estação e as mais usadas de forma a ficarem de fácil acesso, facilitando a sua rotina diária.

  3. As peças das outras estações ou aquelas que não usa com tanta frequência podem ser organizadas em prateleiras mais altas ou armazenadas noutras áreas.

  4. Ao guardar as roupas, mantenha as peças e o espaço limpos, para obter um guarda-roupa sustentável de sucesso.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.