Publicidade Continue a leitura a seguir

O destino de lua-de-mel onde (quase) todos se divorciam

Veja na galeria de imagens 10 factos curiosos sobre este fenómeno.
Nos EUA registam-se cerca de 100 divórcios por hora
Um terço dos processos de divórcio realizados nos EUA em 2011 continham a palavra Facebook
Casais que vivem juntos antes do casamento têm mais probabilidade de acabarem separados do que aqueles que esperam pelo matrimónio para viver na mesma casa
A República das Maldivas é o país com maior taxa de divórcio
Em média, 75% das pessoas que casam com amantes acabam por se divorciar
Quem precisa de mais de 45 minutos diários para se deslocar para o trabalho tem mais 40% de probabilidade de se divorciar
Nos últimos anos, a palavra 'WhatsApp' tem estado presente em praticamente todos os processos de divórcio em Itália
Casais que investem muito dinheiro no casamento têm mais probabilidades de acabar em divórcio
Discussões sobre dinheiro são um dos indicadores mais fortes de que o divórcio está por perto
Apenas um em cada 100 casamentos na Índia acaba em divórcio. É uma das taxas mais baixas do mundo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nos EUA registam-se 3.6 divórcios por ano, por cada mil habitantes. No mapa que lhe mostramos abaixo, divulgado pelo site The Telegraph, podemos verificar que os norte-americanos ocupam o sexto lugar na lista de países com mais separações em todo o mundo. À frente apenas têm a Letónia (3.6 divórcios por ano, por cada mil habitantes), Bielorrússia (4.1), Aruba (4.4), Rússia (4.5) e, em primeiro lugar, Maldivas (10.97).

No país que lidera o ranking, a ONU estima que a maioria das mulheres com 30 anos já se divorciou pelo menos três vezes. Mas sendo as Maldivas um destino tão paradisíaco, escolhido por tantos como destino ideal para a lua-de-mel, por que se registam tantos divórcios? A explicação parece ser simples. Como o sexo antes do casamento ainda é tabu entre os habitantes do país, a maioria das mulheres casa em idade muito jovem mas acaba por pedir divórcio quando a relação não funciona.


Leia também o artigo: Estes são os dois meses do ano em que aumentam os divórcios


As menores taxas de divórcio são de países como o Chile, Colômbia e Irlanda, onde a maioria da população é católica, ou de países muçulmanos como a Líbia, Uzbequistão ou Bahrein.

Portugal é o segundo país da Europa com maior taxa de divórcios
O último estudo que analisou a taxa de divórcios em cada país da Europa foi feito pelo Business Insider, em 2014, e concluiu que Portugal é o segundo país da Europa onde os casais mais se divorciam, com 68% de taxa de divórcio. À frente do nosso país está apenas a Bélgica (70%) e a Hungria surge em terceiro lugar, a fechar o pódio com 67%.

Mas nem tudo são más notícias. Os últimos dados sobre divórcios em Portugal apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), também em 2014, mostraram que o número de divórcios tem diminuído. Enquanto em 2008 se registaram 26 110 divórcios, em 2012 o número caiu para 25 362.

Veja na galeria de imagens 10 factos curiosos sobre este fenómeno.