Conheça todos os benefícios das lentilhas para a saúde

iStock-647289208 (1)
[Fotografia: iStock]

Se está à procura de começar a fazer uma alimentação mais saudável, as lentilhas devem ocupar um lugar de destaque na sua dieta. Repletas de vitaminas, proteínas e muitas fibras, os benefícios nutricionais das lentilhas são variados e bons para a saúde.

Apesar de serem ricas em hidratos de carbono, as lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, tornando-se assim uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento.

No entanto, é importante relembrar que este ingrediente deve ser consumido com outros alimentos saudáveis, para que possa ter uma alimentação variada e equilibrada.

Se quer saber quais são os benefícios de inserir lentilhas na sua dieta, mostramos-lhe agora tudo o que precisa de saber.

São ricas em fibras

Um dos maiores benefícios das leguminosas e lentilhas são os altos níveis de fibra – especialmente as solúveis – que a maioria das pessoas não consome na sua dieta. A fibra solúvel dissolve-se na água para formar uma substância semelhante a um gel que pode ajudar a remover algumas substâncias relacionadas ao colesterol alto.

Ajudam a regular o açúcar no sangue

A fibra das lentilhas pode fazer mais do que ajudar na digestão. A fibra solúvel pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, desacelerando a liberação de glicose na corrente sanguínea e evitando picos de insulina. Esse é um dos grandes benefícios das lentilhas para diabéticos, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

São uma boa fonte de proteína

As lentilhas contêm mais de 20 gramas de proteína por meia chávena de porção – aproximadamente o mesmo que 120 gramas de salmão. Isso torna-as um complemento perfeito para a sua dieta.

Contêm muitas vitaminas e minerais

Um dos benefícios das lentilhas para a saúde é que elas são como um multivitamínico saboroso: pode obter cálcio, potássio, zinco e ferro por meio delas, juntamente com bastante vitamina B.