Controlo coercivo, o que é e como se manifesta

violência
[Fotografia: MART PRODUCTION/ Pexels]

As formas de violência são múltiplas, não é só a agressão física que pode ser considerada como violência. Também a psicológica tem de fazer parte da equação e pode deixar sequelas tão ou mais profundas.

Dentro deste segundo grupo entra um fenómeno conhecido por violência coerciva. Mas afinal o que é isso?

De forma a alertar para este tipo de agressão já comum no mundo da violência doméstica, a associação Women For Women France criou uma campanha que promete explicar tudo.

O vídeo, que circula nas redes sociais desde 29 de novembro, foi produzido pela agência Division e dirigido por Laura Sicouri. Este é uma curta-metragem intitulada “Trapped: Stories of Coercive Control” e narra a história de três mulheres vítimas desta forma de controlo e violência.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Women for Women France (@wfwfrance)

De notar que o controlo coercivo consiste em deixar o ex-companheiro/a dependente e privado da sua liberdade. Ou seja, classifica-se como “uma tentativa de terror e opressão permanente” através de várias formas de pressão, dominação e abuso, seja ele económico, psicológico, emocional, sexual, entre outros.

De acordo com a Women For Women France este tipo de violência está presente em cerca de 80% dos casos de violência doméstica.