Publicidade Continue a leitura a seguir

Crie um jardim em casa com as sementes da fruta que come

Citrinos: Laranja, limão, toranja ou lima, independentemente da escolha, as árvores de citrinos são ótimas plantas de interior ou de pátio, pela sua folhagem e flores intensamente perfumadas, como sublinha a autora. Basta colocar os caroços, inteiros e lavados, em vasos pequenos ou bandeja sementeira, substrato, saco de plástico para envolver o vaso ou cobertura para bandeja de sementeira. A sementeira deve ser interior e o cultivo interior/exterior. Deve estar a uma temperatura mínima de 6º. C. Quando surgirem os primeiros rebentos deve retirar o plástico e depois, quando tiverem pelo menos quatro folhas, devem ser replantados em vasos separados. [Fotografias: Shutterstock]
Tomates: “Os tomateiros cultivados a partir de grainhas deverão dar uma boa colheita”, garante Holly Farrel. Deve deixar o fruto amadurecer bem – sem ficar bolorento. Com um colher retire as grainhas, lave-as muito bem usando um passador. Coloque as grainhas, já sem vestígios de sumo e revestimento, num prato e deixe secar. Semeie as grainhas num vaso de 9 cm, com substrato, e coloque num local com temperatura amena, de preferência 20º.C. Depois da germinação, mantenha as plantas num local soalheiro. Quando a planta começar a florir e frutificar, coloque fertilizante rico em potássio. As trepadeiras que se vão desenvolvendo têm de ser amarradas a uma vara enquanto crescem, criando um caule único e forte para todos os cachos de tomates.
Malaguetas: Se é fã de picante, cuidado com a tentação de cultivar malaguetas. É que, avisa a autora, “o teor do picante é desconhecido numa malagueta cultivada a partir de pevides”. Fora isso, o processo é simples, até porque as sementes de malagueta são fáceis de extrair. Mas use luvas de borracha quando cortar o pimento e as retirar, para evitar o óleo picante. Raspe as sementes da parte branca para um prato. Podem ser semeadas imediatamente ou secas e guardadas para serem plantadas num espaço de um ano. Use um vaso pequeno com substrato e envolva-o num saco de plástico fechado com cordel. As pevides germinam a temperaturas entre os 18 e os 21º.C, até duas semanas. O ideal é semear no interior, transferindo para o exterior quando não houver risco de geada. Quando começar a florir, use fortificante rico em potássio.
Groselhas: Os arbustos de groselhas são cultivados a partir de pevides. O ideal é semear as pevides no outono e deixá-las no exterior durante o inverno. O primeiro passo é tirar a pele, espremendo a polpa e as pevides para um passador forrado com musselina. Depois deve lavar as pevides, separando-as da polpa e secá-las num prato. Semeie as pevides num vaso e cubra com rede, colocando-o ao ar livre, durante o inverno. Quando este terminar coloque o vaso num local ameno e soalheiro. A partir do momento em que coloque as plantas em vasos individuais, o crescimento é rápido. Vá mudando para um vaso maior, acompanhando o seu crescimento. Pode manter o formato arbusto, controlando o tamanho através da poda.
Mirtilos: O processo de plantação das pevides dos mirtilos é semelhante ao das groselhas, na preparação, nos tempos e no clima mais apropriado para as cultivar. Mas será melhor sucedida se usar uma terra ácida, ou seja, uma terra com pH baixo. O ericáceo é o substrato recomendado. Os mirtilos desenvolvem-se num arbusto de tamanho médio e podem apanhar sol ou sombra parcial.
Uvas: Cultivar videiras é um processo complexo, mas não há planta melhor para tornar o seu quintal ou jardim mais veraneante e mediterrânico. Para uma melhor germinação das sementes, o melhor é replicar o processo que ocorre na natureza: semear as grainhas em outubro e novembro e deixá-las no exterior o inverno todo. Antes de semear, lave as grainhas num passador e deixe-as, durante 24h, num frasco ou copo com água. Pode usar um vaso pequeno ou uma bandeja sementeira com substrato e um saco de plástico ou cobertura para sementeira para manter o substrato húmido. As sementes devem permanecer uma temperatura de 1 a 3º. C, durante seis semanas. No fim do inverno, mude o vaso ou a sementeira para um local ameno, à temperatura ambiente (18-20º.C). À medida que a planta for crescendo pode orientar os caules sobre arames ou uma treliça, podando-a no inverno para formar uma estrutura.
Azeitona: Use azeitonas frescas, sem qualquer tratamento ou processo de conservação – se não tiver opção, use apenas as que foram conservadas em azeite. Tal como com as uvas, o ideal é semear no outono e deixar no exterior, durante o inverno. Dever remover a polpa dos caroços e demolhá-los num frasco de compota, com água, durante 20 dias, mudando a água a cada três. Seque os caroços e lixe-os ligeiramente para retirar as substâncias químicas do revestimento exterior. Pode usar um vaso pequeno com substrato para semear e se o vaso ficar no exterior utilizar uma rede, presa com elástico, para cobrir a parte superior. O substrato deve manter-se húmido e a uma temperatura baixa, inferior a 10º. C, durante dois a três meses. Depois disso, transfira o vaso para um local exterior à temperatura ambiente. A germinação pode demorar dois meses.
Romãs: Excelentes plantas de interior, por não necessitarem de humidade elevada, as romãzeiras podem atingir grandes dimensões, mas o seu tamanho é facilmente controlado, através da poda. As sementes de romã, que pode usar para plantar a romãzeira, requerem algum trabalho. Primeiro deve selecionar apenas as inteiras e depois espreme-las individualmente sobre folhas de papel de cozinha, para extrair a grainha de dentro da polpa. Lave-as usando um passador e depois semeie-as num vaso pequeno com substrato, fechado dentro de um saco de plástico, atado com um cordel. Quando as sementes tiverem germinado, retire o saco e coloque o vaso numa zona amena e soalheira, a uma temperatura mínima de 0º.C.
Morangos: As sementes de morango encontram-se na parte de fora do fruto e para as retirar deverá usar a ponta de uma faca. Se ainda tiverem vestígios de polpa lave-as num passador forrado com musselina. Use um vaso pequeno, com substrato, e coloque num local ameno, controlando a rega. As sementes devem germinar até quatro semanas. Uma vez germinadas, vá mudando as plantas de vaso conforme as necessidades. Conserve-as num local soalheiro, mas com uma temperatura amena – de 20º. C – certificando-se que passam por um período de frio, no inverno. É importante remover as folhas e caules velhos, mantendo o morangueiro limpo.
Abacates: “Os caroços de abacate são dos mais espetaculares de cultivar”, diz Holly Farrell, a autora do livro. Para plantar uma pequena árvore deste fruto precisa de um abacate, três palitos, um copo de vidro sem pé ou uma taça pequena – se optar por cultivar o caroço em água para germinar – e posteriormente um vaso pequeno, de 9 cm, com substrato. Também pode optar por usar diretamente o vaso para plantar o caroço do abacate e colocá-lo dentro de um saco de plástico transparente fechado com um cordel. A sementeira e o cultivo da planta que nasce do caroço do abacate devem ser interiores, estar a uma temperatura de 20º.C. As plantas que forem rebentando devem ser mudadas de vaso as vezes necessárias, terminando num "vaso tão grande quanto o espaço disponível”.
Líchias: Para dar um toque oriental ao seu recanto natural, a planta de líchia é uma boa opção. “O fruto da líchia produz uma árvore perene com folhagem jovem em tons laranja e vermelho”, refere a autora. Enquanto não se tornar demasiado grande, o que acontece passado uns anos, é uma boa planta de interior. A líchia poderá demorar cerca de três anos a chegar aos 2 metros. Pode colocar o caroço num vaso de 9 cm, sendo o ericáceo o tipo de substrato recomendado para esta planta. A sementeira e o cultivo são interiores e deve estar a uma temperatura mínima de 15º.C e os rebentos não devem ser expostos diretamente à luz solar.
Amendoins: Escolha amendoins não torrados e com casca inteira. Pode plantá-los com casca, mas a opção mais rápida para a germinação da vagem é retirá-la, demolhar os amendoins num frasco de compota ou copo com água, durante 12 horas – não use os que flutuarem. Depois semeie os amendoins num vaso médio, de plástico transparente, com substrato previamente regado, e plante apenas dois amendoins por vaso. Coloque estes num local soalheiro e com temperatura amena (21º.C) . A germinação deve durar duas a três semanas, após as quais deve selecionar a planta mais forte de cada vaso e arrancar a outra, colocando-a num outro vaso, em local ameno e soalheiro.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sempre sonhou ter um jardim com árvores de fruto, mas não tem casa para isso? E se puder contornar a falta de espaço e ainda reutilizar as sementes e as pevides das frutas que compra no supermercado? No livro ‘De Semente a Planta’ (editado pela Vogais), Holly Farrell explica como pode criar árvores de fruto, em vasos, a partir de pevides, grainhas e caroços, controlando o seu tamanho e contornando a mudança das estações.

Se algumas requerem, pelo menos, um quintal ou uma parcela de terreno de dimensão considerável para se desenvolverem adequadamente, outras necessitam apenas de um parapeito soalheiro e ameno para darem os seus frutos e comporem e perfumarem os espaços domésticos.

Na galeria, em cima, fique a saber que árvores de fruto pode cultivar em casa e alguns dos passos que deve dar.

 

As dez plantas que afugentam a bicharada