Cristina Ferreira faz apelo a vítimas de violência doméstica

Cristina Ferreira
[Fotografia: Instagram/Cristina Ferreira]

“Não somos nós que vos vamos salvar se estiverem numa situação destas, são as pessoas mais próximas”. A frase é da apresentadora e diretora de ficção e entretenimento da TVI que, após conversa com vítima de violência doméstica, nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, quis deixar apelo a quem está a viver realidade semelhante. Tudo porque a entrevistada revelou que uma das grandes companhias que teve enquanto viveu este pesadelo foi mesmo a da televisão e de rostos, como o de Cristina Ferreira, que estão lá todos os dias.

Um relato emotivo que levou a apresentadora a vincar: “Nós estamos aqui por vocês, mas nós não vos vemos, não sabemos da vossa vida.” Por isso, pede para que contactem quem está mais próximo e, claro, as autoridades. “Por favor, liguem a quem têm de ligar se estiverem numa situação destas”, referindo a “polícia, APAV, todas as instituições que vos podem ouvir”.

Veja abaixo a listagem de contactos úteis gratuitos: números de telefone, SMS ou denúncias online e moradas onde pode recorrer caso esteja a viver um crime desta natureza.

Serviço de informação a vítimas de violência doméstica: 800 202 148

Linha Emergência Nacional 112

Linha Emergência Social 144

SOS Criança 116 111

Linha SMS 3060

App VD. Disponível para iOS e Android.

APAV dispõe de rede nacional e uma linha de apoio à vítima: 116 006

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género tem ainda em funcionamento um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: [email protected].

Pode também participar situações de violência doméstica à GNR, à PSP diretamente no Portal da Queixa Eletrónica.