Publicidade Continue a leitura a seguir

Cuidados inadiáveis para quem tem cabelo descolorado ou pintado

[Fotografia: iStock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os cabelos pintados e, sobretudo, os descolorados exigem ainda mais cuidados e atenção dos que os que estão ao natural. Atenção redobrada que deve ter lugar quando o sol se torna mais intenso. Por isso, se tem tinta ou, em particular, se descolorou os fios, então deve mesmo cumprir alguns destes rituais para manter a saúde da sua cabeleira.

Mais do que apenas tingir os fios, remover-lhes o tom implica sempre um tratamento químico mais agressivo que inclui amoníaco e sulfatos que oxidam a melanina. Daí que seja importante fazer todo este processo com especialistas e não em casa. Os cuidados, esses, podem começar por ser feitos pela própria pessoa, mas a ida a salões pode ser incontornável.

Veja algumas regras que deve cumprir se tem o cabelo descolorado ou se o fez para poder pintar depois.

Uso de produtos adequados: Num cabelo que foi sujeito àqueles tratamentos químicos, o uso de um champô e condicionar regular pode não ser suficiente para manter o aspeto saudável. Leia os rótulos e use produtos que sejam indicados para este tipo de casos, privilegiando as soluções que são mais nutritivas e hidratantes.

Invista em tratamentos: Se a descoloração deve ser feita por especialistas, devem ser também eles a aferir dos cuidados de beleza emergentes que os fios possam requerer. Eles poderão sugerir os melhores tratamentos a aplicar antes e depois da descoloração. Em casa, deve aplicar máscaras de nutrição na cabeleira

Evite utensílios térmicos: O calor é um dos maiores inimigos das colorações, por isso, se opta por cor ou descolorar, tem mesmo de evitar o uso de alisadores, secadores e tratamentos agressivos e térmicos.

Evite o cloro e água do mar: Um chapéu, um lenço, estar debaixo do chapéu de sol ou usar um protetor capilar são acessórios e produtos que devem passar a fazer parte da sua rotina e da sua mala. Evite exposição solar em demasia.

Corte as pontas de dois em dois meses: A degradação começa nas extremidades e quando se sobrepõe tratamentos, este envelhecimento dos fios acentua-se ainda mais. Por isso, e para evitar o aspeto estragado, corte as pontas a cada dois meses.

Evite lavar o cabelo com água (muito) quente: Esta é seguramente a regra mais difícil de cumprir, mas o ideal é lavar o cabelo descolorado com água fria. Isto porque a temperatura alta faz com que as cutículas dilatem e o cabelo perca a pigmentação mais rapidamente.