Discussões. Casais enumeram as 20 razões mais frequentes e são mais comuns do que pensa

pexels-vera-arsic-984949
[Fotografia: Vera Arsic/Pexels]

Das tarefas domésticas aos hábitos incompatíveis, casais elencam as razões quotidianas que mais frequentemente estão na génese de discussões, e elas são tão ou mais comuns do que imagina.

A listagem enunciada agora decorre de um estudo que auscultou dois mil indivíduos britânicos e que pretendeu trazer alguma luz sobre a vida dentro de portas.

Certo é que as tarefas domésticas e a divisão das mesmas são uma constante dessa lista detalhada, provando que há mesmo muito por fazer dentro de portas em matéria de divisão justa e igual do trabalho não renumerado. Aliás, quatro em cada dez entrevistados (39%) reconhecem que a maioria dos diferendos começa com desacordos relativamente a tarefas domésticas e de limpeza e 13% faz disso um embate diário.

Mas já lá vamos à lista. Para já, é importante destacar nesta análise que 59% dos inquiridos, ouseja seis em cada dez, não duvida que estes diferendos arriscam por termo à relação. Para um terço dos dois mil entrevistados, a ‘guerra’ das tarefas é tão dura que, se soubessem de antemão como o trabalho seria dividido que reconsiderariam a decisão de morar em conjunto. Quase metade diz esperar ser elogiado ou agradecido por… ter cumprido o que estava acordado.

A disputa não acontece apenas em casais heterossexuais. Este estudo, realizado pela OnePoll e a pedido da empresa de produtos de limpeza Method, indica que 41% dos casais homossexuais também indica desequilíbrio assinalável na divisão do trabalho doméstico.

Pandemia agudizou desigualdade de género no trabalho doméstico

Segundo a análise, 54% dos entrevistados afirma estar a fazer a maior parte do trabalho. “É chocante que em 2022 ainda estejamos a ver tais disparidades na maneira como a limpeza e o trabalho doméstico são partilhados”, afirmou o porta-voz da Method à plataforma South West News Service.

Quase metade das mulheres (45%) que coabita com um parceiro masculino concorda que as tarefas domésticas são “desproporcionalmente divididas”, em comparação com apenas 34% dos homens que sente o mesmo. A análise refere também que quase quatro em cada dez mulheres (39%) afirmam que o desequilíbrio na divisão das tarefas domésticas aumentou durante a pandemia e essa desproporção ainda não foi devidamente ajustada com os novos tempos.

Confira abaixo a lista de assuntos que mais incompatibilizam os elementos do casal:

Deixar as luzes acesas pela casa
Deixar a tampa da sanita levantada
Não arrumar a loiça
Começar, mas não acabar a tarefa doméstica
Divisão de tarefas
Não limpar o vidro após o banho
Deixar roupas sujas no chão
Deixar migalhas na cama
Não limpar o pó como deve ser
Não fazer a cama
Não ouvir
Deixar as migalhas ao lado
Não levar o lixo
Deixar pratos sujos no lava-louça
Tempo passado ao telemóvel
Deixar os pratos “de molho” por muito tempo antes de os lavar
Não carregar/descarregar a máquina de lavar loiça
Fazer planos sem perguntar primeiro
Quem faz o jantar
Escolher o filme ou série de televisão