Publicidade Continue a leitura a seguir

É por estes motivos que temos acne na idade adulta

Veja na galeria sete motivos que origiam a acne na idade adulta. [Todas as imagens: iStock]
Genética: Há uma predisposição genética associada à acne - 50% das mulheres com acne na idade adulta têm historial de acne na família. No entanto, este fator é mais evidente nos casos de acne mais grave.
Hormonas: Uma das causas mais apontadas pelo senso comum para a acne adulta prende-se com alterações hormonais. No entanto, e como explica Vasco Coelho Macias, na maior parte dos casos não é o que acontece. Uma alteração hormonal implica outras alterações além da acne, "nomeadamente queda de cabelo, as irregularidades menstruais, excesso de pilosidade, a oleosidade do cabelo".
Hipersensibilidade da pele: Há casos em que não existe um desiquílibrio hormonal propriamente dito, mas antes uma hipersensibilidade da pele e dos recetores hormonais da pele aos efeitos hormonais. A pele reage desta forma às hormonas, mesmo que elas não estejam desreguladas.
Stress: O stress liberta uma substância que aumenta a oleosidade da pele, aumentaa produção de glândulas sebáceas. É um dos fatores que contribui para a acne, e prova disso é que nas semanas em que estamos mais nervosos é comum surgir uma ou outra borbulha.
Tabagismo: Entre outros malefícios para a pele, o tabagismo contribui para o surgimento e agrava a acne adulta, mais frequente nas mulheres fumadoras.
Resistência aos antibióticos: Há estirpes de bactérias associadas à acne com níveis de resistência cada vez mais elevados. Isto deve-se à toma de antibióticos do passado.
Uso de cosméticos oclusivos: A oclusão é uma das causas de acne. Ela deve-se à utilização de produtos de cosmética oclusivos, que não deixam respirar a pele e aumentam a inflamação das borbulhas. Para evitar isto, deve-se utilizar produtos oil-freel ou não comedogénicos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma das patologias de pele mais comuns nas mulheres adultas da atualidade é a acne. Afeta cerca de 40% das mulheres a partir dos 25 anos e é um dos assuntos do dia na dermatologia. Apesar de não haver ainda uma explicação para esta percentagem, há vários motivos na sua origem.

Algumas mulheres tiveram a sorte de nunca ter acne na adolescência, apenas para ele surgir na idade adulta. Outras tiveram e voltaram a ter, outras nunca deixaram de ter. Seja como for, a acne da idade adulta não é igual às borbulhas da juventude. Esta é mais resistente e afeta sobretudo queixo, pescoço, peito e costas.

Segundo Vasco Coelho Macias, dermatologista da Clínica Ibérico Nogueira, há sete motivos na origem desta acne. Um deles é a genética, mas manifesta-se apenas em metade dos casos. Os outros seis têm a ver essencialmente com o nosso estilo de vida e com as consequências do mesmo a longo prazo. Aqui incluem-se o stress, as alterações hormonais, mas também a toma excessiva de medicação.

O uso de produtos de cosmética oclusivos, que impedem a pele de respirar, são outro fator. Devemos aplicar na nossa pele apenas produtos oil-free ou não comedogénicos – característica válida em cremes e maquilhagem. Se não o fizermos, corremos o risco de contaminar a pele ou propagar a acne.

Para saber todos os fatores apontados pelo dermatologista para esta patologia veja a galeria acima.

[Imagem de destaque: iStock]

Acne: a patologia que afeta quase metade das mulheres em idade adulta

A característica obrigatória nos cremes hidratantes para quem sofre de acne