Eis Maria Mendonça, que nasceu no dia das Aparições e foi recebida pelo Papa

vatican News_X
Papa Francisco com Maria Mendonça, que nasceu no dia das Aparições, a 13 de maio de 1917. Tem 106 anos [Fotografia: Vatican News/X]

“Esta manhã, antes de deixar a Nunciatura Apostólica, o Papa encontrou-se brevemente com uma senhora de 106 anos, Maria da Conceição Brito Mendonça, nascida no dia das aparições de Fátima, em 13 de maio de 1917”. A informação, bem como as imagens desse encontro, foram divulgadas pela Santa Sé e nas redes sociais do Vaticano.

O encontro teve lugar esta manhã de sexta-feira, 4 de agosto, na Nunciatura Apostólica, onde o Papa Francisco está a pernoitar.

Uma benção que foi dada ainda antes de o chefe da Igreja Católica sair para cumprir as visitas ao Parque do Perdão, onde estão instalados os confessionários, e estar presente na cerimónia que teve lugar na Bairro da Serafina, em Lisboa.

Na mesma ocasião, o Sumo Pontífice encontrou-se ainda com “a jovem Edna Pina Lopes Rodrigues, que sofre de uma doença grave, à qual o Papa tinha enviado uma mensagem de afeto e de oração no mês de junho“, adiantou.

Em 23 de junho de 2023, o Papa Francisco agradeceu a “ternura” e a “paz” evidenciada pela jovem portuguesa, de 17 anos, que sofre de uma doença terminal e escreveu ao pontífice lamentando não poder participar na JMJ.

Na carta manuscrita, que segundo o portal de notícias do Vaticano, Vatican News, escrita no hospital, Edna Rodrigues afirma gostar muito do Papa e que o seu sonho “sempre foi conhecê-lo”.

“Por motivos de saúde, não vou conseguir acompanhá-lo nas Jornadas Mundiais da Juventude fisicamente. Quando soube que as Jornadas iam ser feitas em Portugal fiquei muito feliz, porque sempre que vejo o Papa na televisão a falar sinto-me bem, como se não tivesse nenhuma doença que me impedisse de participar nas JMJ”, a realizar em Lisboa no início de agosto, acrescenta a jovem portuguesa.

Edna, que pertence à paróquia de São Maximiliano Kolbe, em Lisboa, conta, depois, que o médico lhe disse que a sua morte acontecerá em breve.

“Fiquei muito triste porque achei que não ia conseguir ir à JMJ, nem ver o Papa, como sempre sonhei. Decidi então escrever-lhe uma carta para que saiba o quando significa, e a sua importância para mim e para a minha família”, escreve Edna, que termina a carta com um pedido de orações ao Papa, do qual se despede “com carinho”.

Francisco gravou depois um pequeno vídeo, onde agradeceu a Edna Rodrigues a sua “ternura”.

“Obrigado pela tua ternura. Obrigado pela paz que tens no coração. Essa paz é como uma semente que se semeia no coração de todos os que te veem e de todos os que falam contigo”, disse o Papa na mensagem, acrescentando que acompanha a jovem na “viagem” que ela está a fazer.

“Acompanho-te e sei que vais ser bem recebida. Acompanho-te rezando por ti, rezando contigo e olhando Jesus, que sempre nos espera”, afirmou o pontífice, que deu a bênção a Edna, para que tenha “força nesta viagem”, e pediu à a jovem que reze por ele.

com LUSA