Publicidade Continue a leitura a seguir

Eles não vão deixar as suas fortunas aos filhos

O conhecido chef britânico e estrela de TV Gordon Ramsay é a mais recente figura pública a dizer que a sua fortuna não vai ficar com os filhos, Matilda, Megan, Holly e Jack. "Não vai definitivamente para eles, e isso não é por eu querer ser mau, é para não os estragar com mimos. Tenho muita sorte por ter esta carreira nos últimos 15 anos nos Estados Unidos", disse ao 'Daily Telegraph'.
Nasceu em berço de ouro, mas Nigella Lawson diz que os filhos, Cosima e Bruno, não terão as regalias que ela mesma teve. "Estou determinada a não deixar os meus filhos numa situação financeira segura. Não ter que ganhar dinheiro destrói as pessoas", afirmou, garantindo que irá ampará-los financeiramente apenas até eles terminarem a escola.
Bill Gates e a mulher, Melinda, já garantiram que a maior parte dos cerca de 75 mil milhões de euros do fundador da Microsoft não ficará para os três filhos do casal. Em vez disso, uma fatia substancial da fortuna será deixada a instituições de caridade e à fundação criada pelo casal. "Os nossos filhos irão receber uma educação ótima e algum dinheiro, portanto eles nunca vão ficar mal e terão ferramentas para iniciar as suas próprias carreiras", disse Gates. Jennifer, de 20 anos, Rory, de 17, e Phoebe, de 14, mostraram-se orgulhosos.
O produtor e realizador George Lucas está envolvido na campanha The Giving Pledge desde o verão de 2010 e pretende continuar a ajudar ações de solidariedade mesmo depois da sua morte. Por isso, decidiu doar, pelo menos, metade da sua fortuna a instituições de caridade. "Dedico a maioria de todo o meu dinheiro no aprimoramento da educação", disse. O criador da saga 'Star Wars' é pai de quatro filhos e tem uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de euros, de acordo com a 'Forbes'.
O compositor Andrew Lloyd Webber quer que a sua fortuna sirva para o ensinamento das artes. "O testamento é uma coisa que se começa a pensar quando se chega à minha idade. Não acho que deveria ter peso sobre crianças e netos. [O dinheiro] deve ser usado para inventivar as artes", disse Lloyd Webber, de 69 anos. À semelhança de outras figuras públicas, os seus cinco filhos terão direito a um valor suficiente para se sustentarem durante uns tempos.
Foi em 2011 que o ator Jackie Chan disse que irá deixar metade da sua fortuna para solidariedade. A outra metade, no entanto, não será inteiramente para os filhos, Jaycee Chan e Etta Ng Chok Lam. "Se eles forem capazes, vão saber ganhar o próprio dinheiro. Se não forem, estarão apenas a desperdiçar o meu", justificou.
Warren Buffett é um dos homens mais ricos do mundo. O magnata, de 86 anos, prometeu doar 99% da sua fortuna antes de morrer. Quanto aos três filhos, Peter, Howard e Susan, ficarão com "o suficiente para que sintam que podem fazer tudo, mas não o bastante para acharem que não precisam fazer nada".

Publicidade Continue a leitura a seguir

São conhecidos pelo seu trabalho, construíram grandes impérios e acumulam fortunas. No entanto, nenhum deles vai deixar as respetivas heranças aos filhos. Gordon Ramsay é a personalidade mais recente a explicar a decisão.

“Eles [os filhos] têm uma vida completamente diferente da que eu tive enquanto crescia. Trabalhei muito para me livrar da m**** em que nasci e eles são uns sortudos, não mimados”, acrescentou o chef britânico, contando que dá à filha mais velha, Megan, uma semanada de cerca de 120 euros e aos restantes três filhos, Matilda, Holly e Jack, cerca de 60. “Deste dinheiro, eles têm que pagar os seus telefones e o autocarro. Quanto mais cedo lhes dermos responsabilidades para pouparem, melhor”.


Veja também: Conheça os cães das celebridades


Ramsay junta-se a outras como Bill Gates, George Lucas ou Jackie Chan. As razões são variadas, embora todas elas tenham um fio condutor: querem que os seus descendentes aprendam a dar valor ao que se conquista com esforço.

Não quer isto dizer que não lhes destinem parte das suas fortunas, mas a maioria terá outra finalidade: solidariedade.


Leia também: O vestido que está a dar que falar nas redes sociais