Publicidade Continue a leitura a seguir

Elina Fraga: quem é a mulher que está a dividir o PSD

Percorra a galeria e fique a saber um pouco mais de Elina Fraga, a ex-bastonária da Ordem dos Advogados que está a dividir o PSD após ter sido nomeada vice de Rui Rio, o novo presidente dos sociais-democratas [Fotografias: Global Imagens]
Natural de Valpaços. Na imagem, de 2014, a então bastonária dos Advogados, Elina Fraga, dava posse aos conselhos distritais e de deontologia do Porto. Guilherme Figueiredo ( Rui Oliveira / Global Imagens )
Elina Fraga exerceu advocacia a norte, teve escritório em Mirandela. (Paulo Spranger / Global Imagens)
Frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra.
Tem 47 anos
Divorciada, tem uma filha com 21 anos
Chama-se Elina Marlene, nome que, conta o jornal Público, “detesta”
Sucedeu a Marinho e Pinto, de quem era vice na lista, na Ordem dos Advogados e tornou-se a segunda mulher a ocupar o cargo.
"É uma mulher inteligente e lúcida. E o meu eleitorado não precisa de televisão”, disse Marinho e Pinto sobre Elina Fraga
Exerceu funções autárquicas pelo PSD, em 2005. Mas antes tinha passado pelo CDS
Considerada por quem a conhece como “formiga trabalhadeira”, segundo avançou o jornal Público, quando ela se tornou bastonária
O mesmo periódico, num perfil que lhe traçou, conta que Elina recusou sempre casos que se relacionassem com abusos sexuais. “São crimes que me perturbam e me geram um desconforto muito grande”, admitiu ao jornal.
Foi escolhida para a vice-presidência do PSD no mais recente congresso, que decorreu este fim de semana. Foi uma decisão comunicada sob apupos dos presentes.
Uma das razões elencadas pelos sociais-democratas e para a contestação prende-se com o facto de Elina ter sido uma voz frontalmente contestatária às medidas de austeridade tomadas pela anterior liderança do PSD, Pedro Passos Coelho, levando a profundos cortes na justiça.
Elina Fraga foi eleita Bastonária da Ordem dos Advogados para o biénio 2014/16
Em janeiro de 2014, numa homenagem aos Advogados dos Presos Políticos nos Tribunais Plenário 1945 - 1974 na Assembleia da República ( Leonardo Negrao / Global Imagens )

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi uma das, se não mesmo a protagonista da maior polémica da tomada de posse de Rui Rio como novo presidente do PSD, no congresso que decorreu no último fim de semana, em Lisboa.

A escolha de Elina Fraga, antiga bastonária da Ordem dos Advogados, é agora a vice-presidente do maior partido da oposição e está longe de gerar consensos. Na galeria acima, fique a saber quem é e o que fez esta causídica. Uma mulher social-democrata que, enquanto bastonária dos Advogados, não poupou críticas ao então líder do partido e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Hoje, é ela que está sob fogo cruzado. Leia mais em aqui

Imagem de destaque: Global Imagens

Elina Fraga à frente da Ordem dos Advogados sob investigação