Esta é a idade ‘aceitável’ para começar a usar saltos altos ou cunhas

raphael-nast-n_Bv1Y2Tjnk-unsplash
[Fotografia: Raphael Nast/Unsplash]

“Helomas, tilomas, hiperqueratoses, atrofia ou distrofia das unhas, deformações digitais, metatarsalgias, hematomas”. Nomes estranhos, não? Mas não são, arriscam ser familiares sobretudo para quem ousou começar a usar sapatos altos antes da idade “anatomicamente aceitável” e se vê agora diante de dores recorrentes.

Os riscos de começar cedo de mais sobre uns saltos são apontados ao Delas.pt pela podologista Fátima Carvalho, que aponta ainda, em entrevista por escrito, uma idade conveninente para optar por este tipo de calçado.

Fátima Carvalho, podologista e diretora clínica do Centro do Pé [Fotografia: DR]
Fátima Carvalho, podologista e diretora clínica do Centro do Pé [Fotografia: DR]
A diretora do Centro Clínico do Pé explica ainda as diferenças e as sequelas causadas por sapatos de cunha ou de salto e, no caso de estar diante da intenção da uma adolescente começar a querer usar este tipo de peças, saiba o que deve ou não comprar, o que pode ou não recomendar. Até quantos centímetros se pode ir, afinal?

Qual a idade indicada para uma rapariga começar a usar sapatos altos?


A nível podológico, nunca se aconselha a utilização de sapatos de saltos altos pois estes vão provocar um desequilíbrio de forças no pé, membro inferior e coluna vertebral e a resultante desse desequilíbrio é a instabilidade que terá a dor como principal consequência. No entanto, os estudos ergonómicos e biomecânicos realizados nesta área concluem que, se utilizar salto alto, a altura do tacão deve situar-se entre os dois e os quatro centímetros. Não existe uma idade indicada para usar sapatos de salto alto, mas anatomicamente é aceitável a partir dos 16 anos.

Sapatos de salto alto ou sapatos de cunha, quais são os mais prejudiciais? Porquê?

Os mais prejudiciais são os de salto alto, são preferíveis os sapatos de cunha porque aumentam a superfície de apoio, de base de sustentação do pé. No entanto, não devem exceder os três centímetros. Sapatos de salto alto superiores a cinco centímetros provocam hiperpressão no antepé, instabilidade da articulação tibiotársica e hiperlordose lombar.

Que consequências do ponto de vista da saúde representa o uso de sapatos de cunha nas diferentes fases da adolescência?

É de salientar que o pé é uma estrutura tridimensional diferenciada, é uma espécie de alavanca através do complexo da articulação do tornozelo e do pé que proporciona uma base estável para o corpo impulsionando, o mesmo, durante a marcha. As cunhas muito altas não são aconselhadas pois não permitem que o pé capte através da zona plantar os estímulos provenientes do terreno, provocando assim respostas inadequadas através das articulações, músculos, ligamentos e tendões. Na minha opinião, na adolescência precoce [por volta dos 12 anos] as raparigas não devem utilizar calçado de tacão, devido à imaturidade anatómica e fisiológica do pé. Na adolescência média [13 a 16], é aceitável tacão alto até um máximo de três centímetros e na adolescência tardia [a partir dos 17 anos] até o máximo de cinco centímetros.

Que consequências para a saúde do pé pode ter um calçado desadequado face à estatura da rapariga?

As consequências podem ser várias, pois o apoio do pé e o seu comportamento em cadeia cinética fechada e aberta, bem como a maturidade óssea das raparigas vão determinar as possíveis patologias futuras. As mais comuns são: helomas, tilomas, hiperqueratoses, atrofia ou distrofia das unhas, deformações digitais, metatarsalgias, hematomas, entre outras.