Estes são os hábitos sustentáveis que adquirimos na quarentena

pexels-daria-shevtsova-3277932
[Fotografia: Pexels]

Este ano todas sofremos mudanças drásticas nas nossas vidas devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. E, como foi preciso mudar para manter a nossa saúde física e mental em dia, aproveitámos para viver de uma maneira mais sustentável e, assim, cuidar também do meio ambiente.

Desde março que foi possível fazer uma introspeção e desenvolver transformações positivas para a rotina, que acabaram por trazer hábitos mais saudáveis.

Ainda não tinha pensado nisto? Então deixamos-lhe uma lista daquilo que possivelmente fez este ano que foi bom para a sua saúde e para a saúde do nosso planeta.

Cozinhar mais

Com o teletrabalho, a rotina de alimentação mudou para melhor. Passámos a cozinhar praticamente todos os dias. Assim, passámos a comer melhor, de forma natural e deixámos de pedir take-away, que, normalmente, gera mais gastos e lixo. O ponto sustentável aqui foi economizar no plástico e tentar aproveitar o máximo de todos os alimentos.

Deixar de usar carro

Durante a quarentena e devido ao teletrabalho, passámos a não usar tantas vezes os nossos carros. E, normalmente, quando queríamos fazer alguma atividade, por norma, era perto de casa e, por isso, íamos a pé. Para além de ser mais um exemplo de algo que deixa de gerar impactos negativos ao meio ambiente – com a menor emissão de gases – este hábito é bom para as carteiras.

Usar mais luz solar em casa

Durante o dia, trabalhamos com a luz solar. Na grande maioria dos prédios comerciais, quando o trabalho era presencial, a luz ficava ligada o dia todo, para além do ar condicionado. Em casa, conseguimos aproveitar ao máximo a luz do dia. Isso ajuda a economizar energia elétrica e ainda nos ajuda a fazer uma recarga extra de vitamina D.

Yoga

Depois de alguns meses sem conseguirmos inserir os exercícios físicos na nossa rotina, passámos a praticar yoga todos os dias pela manhã, antes de começar a trabalhar. Cada uma a seu ritmo e com as suas preferências. Por mais que diretamente nenhum recurso natural seja poupado com a prática de yoga é um exercício que nos ajuda a estar em sintonia com os elementos da natureza e assim valorizar mais e querer preservar o que há à nossa volta.

Comprar mais do local

Para ajudar a fortalecer os pequenos negócios locais, passámos a priorizar consumir destas pessoas, sempre que possível. É uma oportunidade de conhecer novas marcas locais.

Limpeza

Estar em casa em mais contacto consigo mesma favoreceu os nossos guarda-roupas. Fizemos uma limpeza, vendemos e doámos algumas peças. Para além disso, ainda conseguimos economizar.