Publicidade Continue a leitura a seguir

Exercícios para ter umas pernas livres de celulite

Percorra a galeria de imagens e veja os treinos que a Holmes Place e a Fitness Hut desenharam especialmente para se conseguir ver livre da celulite.
Veja o plano de treino desenhado por Vera VilaCastin.
1: Sumo Squat - Com os pés mais afastados que a largura da anca, as costas direitas e o abdominal contraído, desça a anca, fletindo os joelhos até cerca de 90º sem passar o limite da ponta do pé.
1: Sumo Squat - Na subida, faça força nos calcanhares contra o chão e volte à posição inicial.
2: Walking Lunge - Com os pés afastados à largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído, avance um pé, mantendo o alinhamento inicial e desça o corpo até os dois joelhos atingirem os 90º.
2: Walking Lunge - Mantenha o esforço na perna de trás e, na subida, transfira-o para a perna da frente, de forma a deslocar e avançar novamente o corpo.
2: Walking Lunge - Repita o movimento.
3: Bulgarian Split Squat - Coloque os pés afastados, as costas direitas e o abdominal contraído.
3: Bulgarian Split Squat - Avance um pé, mantendo o alinhamento inicial e coloque o pé de trás apoiado num banco ou algo elevado. Desça o corpo até o joelho da frente atingir os 90º. Mantenha o esforço mais na perna da frente e, na subida, concentre-o no glúteo da perna de apoio.
4: Hip Thrust - Posicione os pés ligeiramente mais afastados do que a largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído. Coloque a região superior das costas apoiadas num banco e eleve a anca até ao alinhamento da coluna, contraíndo ao máximo os glúteos. Controle a descida do corpo até à posição inicial.
5: Step Up - Com os pés afastados à largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído, coloque um pé em cima de um banco ou algo elavado e eleve o corpo todo até ficar na posição direita no topo do banco, recorrendo ou não ao apoio do pé que subiu. Volte a descer até voltar a colocar o pé no chão.
5: Step Up - Volte a descer até voltar a colocar o pé no chão. Repita.
Veja o plano de treino desenhado por Isabel Carepa. Estes exercícios, se conseguir, poderão ser feitos ao utilizar uma Power Plate (equipamento que promove uma estimulação e melhora os resultados contra a celulite).
Aquecimento: Saltar à corda durante 5 minutos.
Exercício 1 - Agachamentos
Exercício 2 - Lunges
Exercício 3 - Prancha de glúteos (imagem ilustratica. Deverá colocar as pernas suspensas)
Exercício 4 - Alongamentos
Corrida durante 30 minutos a uma intensidade moderada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este sábado, dia 6 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), e os dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), mais de um terço dos portugueses pratica atividade física regular, com os homens a aderirem mais aos exercícios, principalmente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

A prática do exercício físico é reconhecida como fundamental para o bem-estar e saúde e isso reflete-se também na nossa imagem. Com um estilo de vida cada vez mais sedentário é muitas vezes nos membros inferiores que acumulamos o excesso de gorduras. Falámos com os ginásios Holmes Place e Fitness Hut para ficarmos a conhecer algumas dicas de treino e de alimentação para ajudar a combater a celulite e a ter pernas mais torneadas e saudáveis.

Existem formas naturais que ajudam a combater a celulite

Para Isabel Carepa, Fitness Trainer do Holmes Place Amoreiras, uma boa alimentação, a prática de exercício físico regular e a hidratação são os pilares para que a celulite seja uma miragem. É importante, afirma, consumir “ alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes tais como frutas cítricas, algas, gengibre, abacaxi, abacate, frutas vermelhas, peixes gordos (como o salmão, sardinha, atum), azeite e frutas oleaginosas (castanha, castanha do Maranhão, avelãs, nozes), sementes de girassol, linhaça, chá verde, de cavalinha e de centelha asiática”.

A especialista afirma ainda a importância de “alguns suplementos, como Ómega 3, Vitamina C e GingkoBiloba, especiarias e substâncias termogénicas como cafeína, curcuma, pimenta. A redução do consumo de sal é também fundamental”, continuou.

Mas não nos ficamos por aqui. Isabel Carepa fala ainda que “é fundamental que os níveis de stress, o peso controlado e bons hábitos de vida estejam presentes de forma a evitar e/ou melhorar os níveis de celulite”, termina.

Tal como Vera Villacastin, Personal Trainer do Fitness Hut do Parque das Nações, explica, o conhecido efeito da celulite, ou também conhecido como ‘casca de laranja’, é o pior inimigo de qualquer mulher. “A celulite é caracterizada por uma infeção no tecido subcutâneo proveniente de fatores como: acumulação de gordura, retenção de água e toxinas nas células”.

Para a especialista, beber muita água e evitar ao máximo uma alimentação com muitos açúcares, sal e gorduras saturas em excesso é fundamental. Além do mais, ambas as especialistas estão de acordo: o exercício físico é fundamental. “Treinar diariamente ajuda a maximizar os resultados, aumentando o metabolismo e melhorando a circulação sanguínea“, acrescenta ainda a Personal Trainer do Fitness Hut.

Os desportos mais eficazes para conseguirmos ter umas pernas livres de celulite

A celulite é um processo inflamatório, que se previne ou melhora combinando alimentação, treino e hidratação“, assim começa a resposta de Isabel Carepa. Para a personal trainer, todos os desportos que promovam um trabalho mais enfático nas coxas são benéficos.

Falamos, então, de desportos como andar de bicicleta, correr, fazer marchas rápidas e dançar. Sobre as aulas disponibilizadas na Holmes Place, “as melhores são uma combinação de aulas localizadas de Coxa e Glúteo (GAP/MIB (aula HP)), BodyPump, e umas mais cardiovasculares como de Cycle, e Aeróbica de alta intensidade“, continua. (Veja na galeria de imagens acima o treino feito pela especialista).

Para Vera Villacastin, do Fitness Hut, “o treino mais eficaz será o que promove a perda de massa gorda e a tonificação muscular”. Ou seja, exercícios cardiovasculares tais como saltar a corda, corrida e elíptica, sendo esses combinados com exercícios de tonificação para as regiões mais críticas. (Na galeria de imagens acima pode ver um plano de treino elaborado pela profissional que pode fazer diariamente).

Varizes nas pernas podem condicionar alguns destes exercícios físicos

Uma vez que várias mulheres têm varizes, decidimos perguntar às duas profissionais se existem ou não algumas restrições, no que diz respeito a estes exercícios que envolvam trabalhar as pernas. “Quem tem varizes e/ou problemas circulatórios deve evitar exercícios de grande impacto e de intensidade elevada, tais como corrida e exercícios localizados com carga alta”, explica a especialista da Holmes Place.

Já a especialista do Fitness Hut afirma que apenas o sedentarismo pode piorar a situação. “As varizes são uma fraqueza congénita ou predisposição genética das paredes das veias, causando dor e inchaço nas pernas”, explica Vera Villacastin. Mas o que realmente faz mal às varizes é “o excesso de peso, o sedentarismo ou ficar muito tempo de pé são fatores que podem favorecer o seu aparecimento”.

“Consequentemente, manter o corpo em movimento contribui para a melhoria da circulação evitando, desta forma, o aparecimento das varizes”, acrescenta ainda. Caminhar e andar de bicicleta são, na opinião da profissional, as atividades mais indicadas nestes casos.

“Os exercícios que proponho [na galeria acima] são válidos, sendo que devem ser realizados com cargas leves (ou mesmo sem carga, mediante o estado das varizes) e eventualmente reduzindo amplitudes”, conclui Vera.

Prepare o bloco de notas, vista um fato de treino bem confortável a aponte estas dicas e planos de treino de Vera Villacastin e Isabel Carepa, do Fitness Hut e Holmes Place.

Os três melhores desportos para eliminar a celulite

Celulite: O que é, como se forma e como se combate