Feminismo: a importância da igualdade de género na hora H

feminismo
Fotografia: Site theconversation

Feminismo é ainda um termo, por vezes, mal interpretado. Há quem o veja como a supremacia das Mulheres e não como aquilo que verdadeiramente representa, a igualdade de género. No fundo, falar em direitos das mulheres é falar em direitos humanos.

Apesar de cada vez mais surgirem homens que se proclamam feministas e que punem aqueles que rejeitam o movimento, será que esta identidade progressista se revela na “hora H”?

Segundo um estudo à população heterossexual canadense, e analisado pelo meio de comunicação The Conversation, homens feministas têm uma sida sexual mais ativa. Os homens feministas, que representam 22% dos inquiridos, relataram ter relações sexuais e realizar e receber sexo oral com mais frequência do que os homens não feministas (60%).

Citando Cristina Mira Santos, coacher sexual, os preliminares devem ser “o prato principal”. Esta afirmação é corroborada no estudo, uma vez que tanto os homens feministas, quanto aqueles que disseram não ter a certeza da sua postura feminista (18%), são mais propensos ao toque e à estimulação em várias zonas do corpo. Sobre a importância do sexo oral, a pesquisa constata que a estimulação clitoriana através dele é um ato importante e prazeroso que leva as mulheres ao orgasmo.

O mesmo estudo demonstra que os homens feministas são mais preocupados com o prazer das mulheres do que aqueles que negam o feminismo.

Segundo o psicoterapeuta e escritor Roberto Freire “ser livre no sexo é primeiro admitir que ele é um ato com direitos iguais, possibilidades e satisfação de desejos mútuos”. O especialista explicou ao site Universa que o egoísmo na atividade sexual reduz pela metade a possibilidade de prazer. “O prazer produzido no outro é tanto quanto o que é produzido em nós”, concluiu.

Cada vez mais figuras ligadas a posições de destaque se posicionam face ao tema. Desde o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aos atores Will Smith, Antonio Banderas e Daniel Craig e ao músico Bono, todos acreditam que homens e mulheres devem ter os mesmo direitos e acesso às mesmas oportunidades.