Publicidade Continue a leitura a seguir

Não estrague nas férias o corpinho de verão

1- Escolha um hotel com ginásio Ainda antes do pequeno almoço, uma corrida curta, alguns exercícios com pesos ou outros a que esteja já habituada a fazer no ginásio, como agachamentos, flexões e abdominais vão deixá-la com mais disposição para encarar o dia com saúde. O exercício não mexe apenas com o corpo físico, mas também com a componente psicológica que, após o esforço, “não nos permite estragar o que tudo de bom até aí foi feito”. (imagem Hotel Sheraton Lisboa)
2- Aproveite as condições naturais do local Está junto à praia? Faça duas caminhadas por dia, uma de manhã outra ao fim da tarde e nade muito, mergulhe, jogue vólei e futebol. Se estiver com as crianças é só seguir o ritmo delas. No campo aproveite os programas de trekking e BTT, entre outras atividades, que a maioria dos hotéis já tem disponíveis.
3- Escolha a companhia certa Se para si manter a forma e o exercício são prioridades marque férias com aquele amigo que nunca faltará a uma corrida diária. Perseguir estes objetivos sozinha só lhe trará ansiedade. E estamos a falar de férias, manter a forma não pode ser a antítese do relaxamento e diversão!
4- Aderir aos desportos náuticos Surf, windsurf, tudo vale quando se está junto ao mar. Muitas vezes estas atividades até são grátis. E, se a adrenalina não a entusiasmar, há sempre uma aula de zumba programada em qualquer bom resort! Adira ao que mais a divertir. Uma pessoa feliz faz sempre escolhas mais inteligentes.
5 - Levar na mala material de treino Com bandas elásticas, leves e que ocupam pouco espaço pode fazer milagres pelos seus bícepes e trícepes. Mas, na impossibilidade, uma toalha ou bola ajudam a fazer agachamentos sozinha ou com companhia, na piscina, na praia ou até no quarto.
6- Adquira um passe de um ginásio próximo Cada vez mais os ginásios, principalmente de zonas de veraneio, têm passes especiais e de baixo custo para uma ou duas semanas. Estratégia excelente para não quebrar com bons velhos hábitos e poder exagerar naquele vinho ou pãozinho tão especiais ao cair do dia. Afinal, de quando em quando, todos merecemos!
7 – Piscinas plus size Se gosta de nadar alguns hotéis têm piscinas de excelentes dimensões, que de manhã cedo são pouco frequentada e garantem treino cardiovascular. Também pode aproveitar para fazer exercícios localizados que ajudam a melhorar a circulação de retorno em dias de maior calor. (fotografia: Sana Epic Algarve)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passou o ano no ginásio para alcançar um corpo de biquíni e saúde de ferro, mas nas férias entre caipirinhas, gelados e tábuas de queijos, quando regressa a casa a balança acusa todos os excessos e mais alguns de que nem se recorda? Siga estes truques e mantenha a forma.

“Não vale a pena criar ilusões quando vamos de férias, quer com amigos quer com a família, acabamos sempre por cometer alguns excessos alimentares, mesmo que ao longo do ano sejamos “o” ser mais saudável do mundo. Principalmente se ficarmos alojados em hotéis com parte das refeições e consumos incluídos. Quem vai resistir a um croissant quentinho ou àquela compota exótica que nunca se experimentou?”, diz Fernando Carvalho, personal trainer formado em Sport Couching and Physical Education, pela Universidade de Cambridge. E alerta: “Os refrigerantes ou bebidas alcoólicas, então, são as calorias mais perigosas”. Não saciam e são automaticamente absorvidas pelo organismo.

“O truque para manter o equilíbrio é nunca abdicar da atividade física e começar logo pela manhã”, diz. Se não, ao longo do dia vão surgindo uma série de pretextos para adiar qualquer tipo de esforço que não implique mexer em copo e talheres.
As refeições pesadas e o calor abrasador, que tanto nos deixam embevecidos pela espreguiçadeira mais próxima, desarmam até aqueles com vontade de ferro (noutras circunstâncias). “Tudo acaba por funcionar como uma bola de neve e ao final de duas semanas a maioria das pessoas já nem uma caminhada até à praia faz”, explica Fernando Carvalho. Ou seja: a preguiça instala-se. Para que estas férias escape a pelo menos um dos pecados capitais, este personal trainer deixa-nos uma série de truques para manter ou até melhorar a sua forma. Consulte a nossa galeria.