Gosta de arqueologia? Tem até domingo, 18, para fazer escavações grátis nestes locais

Escavações arqueológicas na Cividade de Bagunte
Escavações arqueológicas na Cividade de Bagunte, em 2021 [Fotografia: André Rolo / Global Imagens]

Várias localidades portuguesas acolhem, entre esta sexta-feira, 16 de junho, e domingo, 18, mais de uma centena de atividades gratuitas, no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, que visam “aumentar a visibilidade da Arqueologia junto do público”.

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em comunicado, as Jornadas Europeias de Arqueologia em Portugal contam com “mais de uma centena de atividades gratuitas, que durante três dias vão decorrer de norte a sul do país, com o envolvimento de laboratórios, institutos de investigação, universidades, museus, sítios arqueológicos, associações e centros de arquivos”.

Ao longo de três dias, “será possível abordar os processos e práticas inerentes a esta ciência, participar em escavações, conhecer os bastidores e coleções, assim como, ficar alerta para a importância de se proteger o património arqueológico“. A programação completa e o mapa detalhado das atividades pode ser consultado aqui.

O “grande objetivo” das Jornadas Europeias da Arqueologia, cuja origem remonta a 2010, é “aumentar a visibilidade da Arqueologia junto do público, e por isso arqueólogos e investigadores sensibilizam os cidadãos para a importância do trabalho que desenvolvem desde a escavação até ao museu, assim como, sobre a relevância da riqueza e da diversidade cultural existente na Europa e como todos os cidadãos têm a obrigação de preservar, conservar e proteger o património cultural arqueológico”.

As Jornadas Europeias da Arqueologia têm origem numa iniciativa do Ministério da Cultura de França, através do Institut National de Recherches Archeologiques Preventives (INRAP) para a organização das Jornadas Nacionais da Arqueologia.

Em 2019, aquela iniciativa passou a ser organizada “à escala europeia e, em 2020, assumiu o nome de Jornadas Europeias da Arqueologia”, contando atualmente “com a participação de todos os Estados-membros do Conselho da Europa”.

Este ano, as Jornadas Europeias da Arqueologia envolvem “48 países, com mais de 1.500 atividades de promoção da Arqueologia junto do público”.