Gravidez: Helena Coelho com dores que afetam 50 a 60% das mulheres

HELENA COELHO
[Fotografia: Instagram]

À semelhança de, estima-se, entre 50 a 60% das mulheres grávidas, a influenciadora Helena Coelho, de 27 anos, revelou que está a sofrer com ciática, dores que, por vezes, surgem durante a gestação e que se acentuam devido à alteração morfológica do corpo da mulher. Grávida de cerca de seis meses, a apresentadora da TVI e influencer digital partilhou com os seguidores algumas vicissitudes que tem vivido com o seu novo estado de graça.

Procurando “olhar com graça o que não tem tanta graça assim”, Helena Coelho revelou que está “há dois dias com algumas dores causadas pelo nervo ciático”, o que a levou a pedir ajuda ao companheiro, Paulo Teixeira. “Não me consigo mexer. Tenho as minhas pernas bloqueadas”, revelou numa storie do Instagram, replicando o que disse ao namorado durante a noite.

“Ninguém me tinha avisado que que com a gravidez pode acontecer de tudo. Quer dizer, estou a ser injusta, pode acontecer de tudo”, explicou a apresentadora da TVI, no formato VivaVida, que conduz com Rúben Rua. E acrescenta: “[Numa gravidez] pode acontecer de tudo, depende da mulher, do peso.” “Um dia somos jovens e no outro dia estamos com crises de dor ciática. Os 70 chegaram e ninguém me avisou disso”, gracejou.

A dor do nervo ciático surge na sequência da inflamação do nervo que desce da lombar até aos pés, e que permite a movimentação dos músculos das pernas, e pela pressão do nervo contra a coluna. Tendencialmente, manifesta-se apenas de um lado do corpo e, não raras vezes, afeta a mobilidade.

Numa gravidez e devido ao aumento de peso e alterações físicas, é possível que esta dor surja e cause mesmo muito incómodo. Uma situação tendencialmente passageira assim que o corpo da mãe volta ao lugar.

Como lidar com a situação e aliviar sintomas

A dor ciática no âmbito de uma gestação deve ser cuidada e aliviada na medida do possível. Se não houver contra-indicações e se a mobilidade não estiver comprometida, mesmo a um nível ligeiro, deve-se praticar exercícios que trabalhem a zona da pélvis, movimentos que aliviam as dores nas costas e pernas.

O sedentarismo é também desaconselhável, devendo-se equilibrar e minimizar as horas que se passa sentado no sofá ou diante do computador. Deve também ser dada prioridade a calçado confortável, evitando sapatos altos ou muito rasos. Por fim, deixar de cumprir um dos gestos mais simples e recorrentes: cruzar as pernas quando se esta sentada.