Publicidade Continue a leitura a seguir

Há 10 anos, o mundo ouviu: “Morreu Michael Jackson”

Percorra a galeria de imagens para ver fotografias das mulheres e filhos de Michael Jackson. Fotografias de Reuters
Michael Jackson com Lisa Marie Presley
Com Debbie Rowe, no dia do casamento
Com os filhos
Michael Jackson, with sunglasses and wearing an abaya, a traditional Arab women's veil, is escorted to his car by a shopping mall security agent in Manama, Bahrain January 25, 2006. - PBEAHUNTACV
Lisa Marie Presley num ensaio
Lisa Marie Presley-Jackson (2nd L), wife of Michael Jackson (C), greets one of 46 children from 17 countries April 18, as they arrive for a World Children's Conference at Jackson's Neverland Valley Ranch. The three-day conference is in preparation for the World Summit of Children; part of the 50th Anniversary Celebration of the United Nations - PBEAHUNAQEI
Popstar Michael Jackson and his bride Lisa Marie Presley-jackson leave their private airplane at Budapest airport August 5 - PBEAHUNHKCD
Popstar Michael Jackson and his bride Lisa Marie Presley-Jackson hold each others hands August 6 - PBEAHUNHKCH
Prince Michael Jackson II (Blanket), o filho mais novo de Michael Jackson
Paris, Prince e Blanket com La Toya, irmã de Michael Jackson
Paris-Michael Katherine Jackson e La Toya

Publicidade Continue a leitura a seguir

Eram 14h26 da tarde, 22h26 em Portugal, quando o Ronald Reagan UCLA Medical Center, em Los Angeles, declarou a morte de Michael Jackson, depois de quase uma hora de tentativas de reanimação. Era dia 25 de junho de 2009 e a notícia atravessou fronteiras, apanhando todos de surpresa. Faltava menos de um mês para o regresso do Rei da Pop aos palcos, com os 50 concertos totalmente esgotados da This is It, na O2 Arena.

A autópsia? Overdose de medicamentos, provocada pela toma excessiva e continuada de Propofol, um anestésico ministrado pelo seu médico pessoal, Conrad Murray.
O cardiologista seria condenado a quatro anos de prisão por homicídio involuntário, cumprindo apenas metade da pena prevista.

Michael Jackson tinha 50 anos, uma carreira com mais de quatro décadas – começara nos Jackson 5 aos 6 anos de idade -, três filhos, o álbum mais vendido de sempre na história da música, Thriller, e um autêntico parque de diversões a que chamava casa, o popular rancho de Neverland. Mas também um percurso manchado pelas constantes acusações de abuso sexual, que surgiram primeiro em 1993, e que se intensificaram em 2005, apesar de o cantor ter sido declarado inocente de todos os crimes imputados. No entanto, as acusações nunca deixaram o intérprete de Black or White, nem mesmo depois de ter partido.

Recentemente, a HBO emitiu um novo documentário sobre os alegados abusos sexuais do Rei da Pop, intitulado Leaving Neverland. O formato, dividido em duas partes e emitido em março passado, chocou o mundo, tornando-se no terceiro formato do género mais visto da HBO. Em causa estão os testemunhos de James Safechuck e Wade Robson, dois norte-americanos, que em crianças eram convidados frequentes de Jackson no rancho de Neverland.

A família de Jackson não tardou em responder, criticando severamente o documentário e acusando James e Wade, bem como a produção de Leaving Neverland, de tirar proveito financeiro do legado do cantor, prometendo uma nova investigação com o objetivo de ilibar o Rei da Pop de todas as acusações. A resposta dos Jackson não impediu, no entanto, algumas rádios canadianas de retirarem a música do cantor do ar, bem como o fim da exibição de um episódio dos Simpson em que este participava.

Apesar das muitas polémicas, o Circo de Soleil continua a exibir, cinco noites por semana, o espetáculo inspirado por Michael Jackson, e o musical sobre a sua vida, Don’t Stop Till You Get Enough, deverá estrear-se na Broadway em 2020. Mesmo depois da morte, com mais ou menos controvérsias, a carreira póstuma de Jackson não dá sinais de abrandar.

 

O polémico documentário sobre Michael Jackson vai chegar a Portugal