Publicidade Continue a leitura a seguir

Letizia Ortiz é rainha de Espanha há dois anos

Felipe e Letizia casaram-se a 22 de maio de 2004, na catedral de Almudena, em Madrid (foto: Reuters)
Leonor, princesa das Astúrias, nasceu a 31 de outubro de 2005. Aqui, uma imagem da primogénita do casal, divulgada em dezembro do mesmo ano (Foto:Reuters)
A princesa Leonor foi batizada em janeiro de 2006. Na imagem, Letizia e Felipe com os na altura reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia (foto: J.J. Guillen / Reuters)
Felipe e Letizia com Aníbal e Maria Cavaco Silva, fotografados na barragem do Alqueva, em outubro de 2007. Os atuais reis de Espanha e o agora ex-presidente da República e ex-primeira-dama mantiveram sempre uma relação próxima (foto: Nacho Doce / Reuters)
Felipe e Letizia com as filhas, a infanta Sofia e a princesa Leonor, fotografados na sua casa, em janeiro de 2008, por ocasião do 40º aniversário do então príncipe (foto: Reuters)
Felipe e Letizia prestam condolências aos familiares das vítimas de um atentado levado a cabo pela ETA em Palma de Maiorca, em julho de 2009, e que vitimou dos oficiais da Guardia Civil (foto: Ballesteros/Reuters)
Felipe e Letizia fotografados durante o Espanha-Suiça, no Mundial da África do Sul, em 2010, que acabou por ser ganho pela seleção espanhola (Marcelo Del Pozo / Reuters)
Durante uma visita oficial ao Chile, em novembro de 2011, um momento de descontração: Felipe capta uma imagem com o telemóvel, perante o olhar curioso de Letizia (foto: Ivan Alvarado / Reuters)
Felipe e Letizia fotografados em agosto de 2012, em Palma de Maiorca, com as filhas, Sofia e Letizia (foto: Enrique Calvo /Reuters)
O casal no jantar que precedeu a abdição da rainha Beatriz da Holanda, em abril de 2013, em Amesterdão (Robin Utrecht / Reuters)
Felipe foi coroado rei de Espanha a 19 de junho de 2014. Nesta imagem, os reis beijam-se na varanda do Palácio Real, em Madrid, ladeados pelas filhas, Leonor (à esquerda) e Sofia (à direita) (foto: Andrea Comas/Reuters)
Felipe e Letizia fizeram uma visita oficial aos Estados Unidos em setembro de 2015. Nesta imagem, com o presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle (foto: Francisco Gomez/Reuters)
Oito dias depois de ter tomado posse, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelos reis de Espanha em Madrid, a 17 de março deste ano (foto: Juanjo Martin / EPA)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este domingo celebra-se o segundo aniversário da proclamação do rei Felipe VI de Espanha, na sequência da abdicação do agora rei emérito Juan Carlos. Nesse mesmo dia, Letizia Ortiz tornava-se rainha de Espanha.

No passado mês de maio, os atuais reis de Espanha celebraram 12 anos de casamento. Desta união nasceram as princesas Leonor, 10 anos, e Sofia, oito, que desde cedo começaram a participar nas atividades e eventos oficiais da casa real espanhola.

A imagem de Letizia Oritz é acompanhada de forma minuciosa pela imprensa espanhola, desde a roupa que escolhe para usar num evento, passando ainda pelo penteado ou até mesmo pelos acessórios. A magreza da atual rainha de Espanha tem sido também alvo de vários comentários, que desembocam invariavelmente nos rumores de distúrbios alimentares.

Adorada por uns, contestada por outros, são poucos aqueles que ficam indiferentes à antiga jornalista da TVE. O facto de não ter nascido no seio da nobreza e de já ter sido casada antes de conhecer o rei Felipe VI aproximou Letizia com os espanhóis.

Mas o enamoramento não durou muito. A situação agravou-se com uma biografia não autorizada que revelava um passado não muito adequado para uma rainha. Consumo de drogas e um aborto foram algumas das acusações feitas pelo autor do livro ‘Una Republicana en la Corte del Rey Juan Carlos’, publicado em 2010.

Nestes dois anos de reinado, Felipe VI e Letizia têm tido como principal missão a tarefa de reconciliar o povo espanhol com a monarquia, instituição manchada por escândalos, infidelidades e corrupção. Se vão ser bem-sucedidos ou não, só o tempo dirá.