Mulher veste vários tamanhos de calças para denunciar pressão da moda

15327265_10211468733300821_5099928565216739478_n

A norte-americana Deena Shoemaker reparou que tinha vários números de calças no guarda-roupa e decidiu tirar fotografias para explicar que diferentes números servem à mesma pessoa. Shoemaker, que trabalha com a comunidade jovem da cidade de Wichita, nos EUA, recorreu às redes sociais com a intuito de que a mensagem atingisse o maior número de pessoas possível, mostrando que tanto lhe assenta um tamanho 36 como um 42.

Contudo, a publicação foi além do estado do Kansas, chegando a ser notícia em várias publicações nacionais. Ao ‘Huffington Post’, a mentora de jovens em risco revelou a principal razão do post no Facebook: “Lembro-me de muitas vezes ouvir miúdas dizerem que estavam gordas porque tinham subido de número de calças. Eu tentava explicar-lhes que não estavam gordas, mas elas não acreditavam em mim.”

Deena viu então a oportunidade de corroborar a sua posição vestindo os pares de calças de diferentes tamanhos que tinha no armário. “Tudo se compôs quando eu experimentei as minhas próprias calças. As mentiras em que as miúdas acreditavam vinham de um lugar-comum tão enraizado que eles nem se apercebiam que essa era a fonte do sofrimento”.

Deena Shoemaker
Deena Shoemaker

A publicação da norte-americana de 27 anos, que se tornou viral, chegou a ser partilhada por mais de 70 mil pessoas. No texto, Shoemaker denunciou ainda a cultura que pressiona as jovens a ter de apresentar uma imagem inverosímil e intangível: “Deixem-me explicar por que é que não estou contente, América. Usas Photoshop nas modelos e nas atrizes e espetam-nas nas capas das revistas femininas. A esta altura já é uma verdade universal que se mente a toda a gente e esses padrões não refletem a realidade do corpo humano.”

“Para vocês, queridas meninas, de tamanho 32 ou de tamanho 46, o tamanho não determina a tua beleza, a tua vida é que a define. Os números impressos nas etiquetas das tuas roupas são subjetivos e mudam de marca para marca. Parem de acreditar nas normas sociais que te dizem aquilo que és ou que deves ser”, acrescentou ainda Deena Shoemaker, despedindo-se dizendo a quem a segue que as pessoas são encantadoras e amadas pela forma como são.


Leia também os artigos:
Não case com um homem com estas atitudes
Esta é a camisola de Natal mais cara e feia do mundo
Não ofereça estes presentes de Natal a ninguém!