Nike com lucros em alta enquanto se reestrutura, corta custos e despede 1500 pessoas

nike yoga
[Fotografia: DR]

A empresa de roupa e material desportivo Nike ganhou 4,2 mil milhões de dólares nos últimos nove meses, uma subida homóloga de quatro por cento, segundo os resultados trimestrais e acumulados.

A faturação neste período subiu um por cento homólogos, para 38,8 mil milhões de dólares. O presidente e diretor executivo da empresa, John Donahoe, disse que se estão a “fazer os ajustamentos necessários para impulsionar o próximo capítulo de crescimento da Nike”.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o lucro baixou cinco por cento homólogos, para 1,2 mil milhões de dólares, apesar de a faturação ter subido 0,31%, para 12,4 mil milhões de dólares.

Depois de os resultados terem sido divulgados, a ação da Nike valorizou 0,46%.

Mas no último trimestre o ‘papel’ baixou 6,69%, desvalorização que foi superior nos últimos 12 meses, em que recuou 15,64%.

Em dezembro, a Nike anunciou um plano de reestruturação para reduzir custos em dois mil milhões de dólares nos próximos três anos. Dois meses depois acrescentou que vai despedir dois por cento dos trabalhadores, correspondentes a 1.500 pessoas.

LUSA