Publicidade Continue a leitura a seguir

Estudo revela como o exercício físico pode reduzir as dores menstruais

Percorra a galeria de imagens para conhecer as várias razões que podem alterar ciclo menstrual. [Imagens: Shutterstock]
Novo produto de beleza – alguns produtos contêm disruptores endócrinos (substâncias exógenas que causam alterações na função fisiológica das hormonas endógenas do organismo), o que pode comprometer a capacidade do corpo em manter-se regular no que diz respeito à menstruação.
Trabalho – entrar num novo emprego que funcione por turnos ou tenha horários repartidos pode perturbar o ciclo menstrual. O próprio organismo fica desregulado e isso vai influenciar a menstruação.
Exercício físico em excesso – treinar mais ou começar a fazer exercícios intensivo podem alterar o ciclo menstrual durante alguns meses (até voltar a regularizar).
O verão – o fator chave aqui é a luz solar. Com dias maiores e com tendência para nos expormos ao sol, a luz do sol acaba por nos transmitir bastante vitamina D, uma das responsáveis por tornar os períodos mais curtos e o síndrome pré-menstrual menos doloroso.
O inverno – já na estação mais fria, os dias são mais curtos, por vezes o sol é substituído pela chuva e a tendência é para passar mais tempo em casa, o que além de nos privar da vitamina D inibe a prática de exercício físico. Tudo isto acaba por afetar as hormonas responsáveis pelo ciclo menstrual, fazendo com que este dure mais.
Alterações na alimentação – iniciar uma dieta nova ou privar-se de determinados alimentos pode fazer com que a menstruação não apareça devido à carência de alimentos essenciais ao bom funcionamento das hormonas responsáveis pela menstruação. Assim como ingerir alimentos que aumentem bastante os níveis de estrogénio pode levar a que se sangre mais do que uma vez num mesmo mês.
Medicamentos – antibióticos e antidepressivos podem interferir com o bom funcionamento do ciclo menstrual, fazendo por vezes com que o período se atrase ou não apareça mesmo nesse mês.
Dormir pouco – não dormir o suficiente afeta a regulação hormonal do corpo inteiro, fazendo com que também o ciclo menstrual deixe de funcionar corretamente, podendo provocar ausências de período.
Stress e ansiedade – todo o sistema hormonal é afetado pelos níveis elevados de stress e ansiedade, incluindo as hormonas responsáveis pelo bom funcionamento do ciclo menstrual. E se há quem sofra de um atrasado menstrual, também há quem sofra com o aparecimento do período mais cedo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O exercício físico e também o reforço de frutas e vegetais na dieta alimentar, contribuem para uma redução das dores menstruais, indica um estudo recente, feito com uma amostra global.

A pesquisa, que envolveu 14 mil mulheres a partir de uma empresa de base dados – e na qual uma em cada três mulheres admitiu faltar ao trabalho durante o período -, revelou que, em 78% do total, a prática de exercício aliviou os sintomas associados ao ciclo menstrual. Não só as cólicas, como a maior sensibilidade dos seios e as alterações de humor.

Entre os exercícios, os de intensidade moderada, são, de acordo com o estudo, os mais eficientes a combater os sintomas, mas há outros aliados. Comer cinco ou mais peças de fruta e vegetais, por dia, também ajudam e contribuem. A investigação, conduzida por Georgie Bruinvels, investigadora e fisiologista do desporto, e cocriadora da app de fitness FitrWoman, mostra que as mulheres que combinam essa dieta com exercício físico têm menos probabilidade de faltar ao trabalho devido aos sintomas mais incapacitantes do ciclo menstrual.
Já no que respeita à prática do exercício durante o período, o estudo evidencia que 88% das mulheres sente que a sua performance física piora, de alguma forma, nessa altura.
“Queríamos começar um diálogo importante sobre o exercício, o ciclo menstrual e outros fatores do estilo de vida que possam capacitar as mulheres a trabalhar com os seus corpos, em vez de trabalharem contra eles. Queremos que elas se sintam confortáveis a falar sobre algo que é normal e natural”, refere a especialista, citada pela CNN.
Na galeria, em cima, veja que coisas podem alterar o ciclo menstrual.
AT
https://www.delas.pt/faca-exercicio-sem-ter-de-ri-ao-ginasio/
https://www.delas.pt/as-novas-modalidades-fit-para-2019/