Existem cada vez menos cenas de sexo nos filmes, dizem os estudos

Cenas de sexo lifestyle estudo estados unidos europa reino unido filmes cinema
[Fotografia: Unsplash/Kilyan Sockalingum]

Existem cada vez menos cenas de sexo no cinema apresentado nos Estados Unidos da América, disse o realizador Paul Verhoeven num evento. E os números parecem corroborar esta análise.

O realizador holandês afirmou, durante Festival de Cinema de Cannes, que a indústria cinematográfica, nomeadamente, nos Estados Unidos, está a caminhar para um teor mais puritano.

Segundo o estudo The Playboy Symposium: Sex in Cinema, de Kate Hagen, publicado em 2019, este declínio das cenas sexuais tem vindo a acontecer nos últimos 50 anos. A investigadora descobriu que apenas 1,2% dos mais de 140 mil filmes divulgados desde 2010, de acordo com o IMDB, têm cenas de sexo. Estes números são os mais baixos desde 1960.

O ponto alto das cenas de sexo na indústria do cinema aconteceu em 1990, com 1,7% de todas as longas-metragens. Este declínio tem ainda mais importância quando se denota que em 2010 saíram mais filmes do que nos anos 90.

E porque é que se deu esta queda? A escritora Helen Lewis afirma que a televisão teve um impacto na forma como o público vê o sexo no cinema, devido ao fácil acesso que em plataformas de streaming como a HBO e a Netflix.

O presidente executivo da UK Cinema Association, Phil Clapp, revelou que a classificação dos filmes para maiores de 18 e 15 anos caíram na última década. Segundo Clapp, as grandes produtoras estão direcionar os seus filmes para públicos mais familiares para maximizar o retorno financeiro das bilheteiras.