Subir

Comentadora de futebol na Alemanha recebe insultos por ser mulher

A alemã Claudia Neumann fez história ao tornar-se na primeira mulher comentadora de jogos de futebol em direto no Euro 2016, que decorre em França. As redes sociais reagiram e os comentários não foram bons. Alguns incluíram comentários sexistas e ameaças de violência.

O ZDF é um canal de televisão público da Alemanha que na sexta-feira, colocou a jornalista Claudia Neumann a fazer o relato do jogo Itália-Suécia em direto. Rapidamente o site da estação de tv foi inundado de comentários furiosos por estar uma mulher a comentar.

“Tem uma voz irritante” foi um dos comentários mais usados, enquanto que “as mulheres não têm lugar no comentário futebolístico” foi também repetido várias vezes. No Twitter do canal um utilizador escreveu:

“As mulheres não deviam comentar jogos de futebol de homens. Não é apropriado. É chato. Ponto.”

O ZDF já reagiu na voz do seu chefe de redação de desporto que veio dizer que os comentários sexistas não têm lugar naquele canal e que por isso Claudia Neumann vai continuar a comentar jogos. “Estou chocado,” disse Dieter Gruschwitz. Entretanto os editores da página de Facebook da televisão alemã já declararam que foram apagados inúmeros comentários ofensivos e que os utilizadores que foram ofensivos serão bloqueados. Acrescentaram ainda que:

“Insultos não são opiniões e não serão tolerados.”

Numa entrevista ao canal, Claudia Neumann já veio por água na fervura dizendo que “Isto é só sobre futebol” e aproveitou para dizer:

“Muitos destes comentários foram feitos por pessoas que nem tinham nascido quando eu comecei a fazer golos de bicicleta”.

Mas a jornalista desportiva, que em 2011 foi a primeira mulher a fazer relatos no Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, até essa data dominados também por homens, acabaria por acrescentar que espera que o caminho que ela está a abrir venha tornar mais fácil a abertura do mundo do comentário de futebol às mulheres.

“Se facilitar o percurso das minhas colegas mais novas, OK. Eu posso eu ter este papel. Eu tenho uma carapaça grossa,” disse Neumann e acrescentou: “Não vou deixar que esses comentários quebrem a minha paixão e a minha profissão.”

 

 

CM