Publicidade Continue a leitura a seguir

Portugal atingiu nível elevado de escassez de água. Siga 10 gestos para poupar este recurso

Percorra a galeria de imagens para conhecer os hábitos diários que estão a acabar com o planeta. [Imagens: Shutterstock]
Beleza: Ter água a correr enquanto se realiza a higiene leva a um desperdiço de cerca de dez mil litros de água. Fechar a torneira sempre que se lavar os dentes, a cara ou que se vá tomar banho.
Higiene: Troque o banho de imersão, que gasta perto de 200 litros, pelo duche, que fica pelos 100 litros.
Cozinha: Lavar a louça à mão gasta dez vezes mais água do que se utilizar a máquina. Colocar no programa de lavagem económica e certificar-se de que tem a máquina cheia é suficiente garantir uma lavagem de louça sustentável.
Tarefas domésticas: Se lavar roupa ou louça à mão, utilize um alguidar ou a bacia do lava-louça. Ponha a louça de molho antes da lavagem. Evite lavá-la em água corrente. A recomendação é do Ministério do Ambiente.
Comida: Quando lavar frutas ou legumes, aproveite a água das lavagens para regar as plantas, lavar o chão ou para sanitas.
Casa de banho: Ter o autoclismo desregulado pode levar a um gasto de 200 mil litros de água por ano, para evitar esta situação há que colocar no volume de descarga mínimo.
Carro: Usar uma mangueira pode chegar a um gasto de 18 litros por minuto. Verificar se o carro precisa mesmo de ser lavado ou fazê-lo com a ajuda de um balde é uma forma de diminuir o desperdício.
Jardim: Regar com mangueira leva a um gasto que pode ir até aos 18 litros por minuto, optar por um sistema de rega automático e com horas apropriadas é uma forma de controlar o gasto de água.
Plantas: Decore as suas varandas com plantas que necessitem de pouca água. Cubra a terra dos vasos com casca de pinheiro ou outro material adequado. Diminui o contacto direto da luz com o solo, conservando a humidade da terra.
Plantas: Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cerca de um quarto da população mundial, residente em 17 países, enfrenta uma escassez de água “extremamente elevada” e Portugal não está muito abaixo na tabela. As contas são do novo relatório do Instituto Mundial de Recursos, citado pela RTP, segundo o qual Portugal se encontra no 41.º lugar da tabela, com um nível de escassez elevado.

Estes valores mundiais levam os cientistas a falar numa “crise de água global” provocada por fatores como as alterações climáticas, a poluição e o desperdício.

Este último fator é comprovado internamente por um inquérito recente, realizado pelas Águas de Portugal, que revela que 62% dos portugueses admitem que se excedem no “uso abusivo da água”.

Desde 2017 que o governo tem lançado campanhas a apelar à poupança de água, de que é exemplo ação ‘Feche a Torneira’, dirigida à população em geral, com alguns conselhos que ensinam a economizar no consumo de água, durante as tarefas do quotidiano. Reproduzimos os principais, na fotogaleria (acima).

Veja ou reveja esses conselhos e comece já a aplicá-los.