Presa nos pensamentos? Veja como interromper a espiral

Cinco passos para controlar os momentos em que pensa demais
[Fotografia: Unsplash/Priscilla Du Preez]

Já deu por si afastada da realidade por estar perdida nos pensamentos e nos possíveis cenários que podem acontecer no trabalho ou em casa apenas porque está preocupada? Uma espiral de angústia que se agiganta e da qual é cada vez mais difícil sair?

De acordo com a especialista, as pessoas ficam presas nos pensamentos porque estão à procura da perfeição ou a tentar encontrar uma maneira de ter sempre controlo. Para evitar atingir este estado de neurose, experimente estes passos aconselhados por Kimber Shelton, em declarações à estação norte-americana CNN.

Numa primeira instância, tente aperceber-se de momento em que começa a ficar demasiado pensativa. Por vezes, as pessoas chamam à atenção, o que é bom, apesar de nem sempre ser amável escutar.

Em segundo lugar, procure encontrar uma perspetiva maior e mais ampla do que se está a passar. Às vezes, perde-se com casos em que não consegue controlar a situação. Nessas alturas, deve afirmar que não pode fazer nada e preocupar-se com o que realmente está ao alcance.

De seguida, deve isolar o problema naquele momento. Após identificar a questão que a prende, a psicóloga avança que é necessário estabelecer uma meta temporal para se dedicar à situação, tentando resolvê-la.

Por último, não se esqueça de se congratular pelos pequenos passos que foi dando até aquele momento da resolução. Segundo a psicóloga Deborah Serani é importante celebrar cada conquista, independentemente, da dimensão.