‘RAborta’, o robô que ajuda mulheres a fazer um aborto seguro no México

aborto
[Fotografia: cottonbro/ Pexels]

RAborta é um pequeno robô criado pela associação Women on Web que pretende ajudar mulheres a fazerem abortos seguros no México.

Apesar de o México ter descriminalizado o aborto a 7 de setembro, do ano passado, por decisão da Supremo Tribunal, a prática não é legalizada em todo o território. Dos 32 estados, apenas quatro (Hidalgo, México, Oaxaca e Veracruz) oferecem acesso total ao aborto. Em zonas como a Tamaulipas esta prática continua a ser ilegal. Dessa forma, este aparelho permite a distribuição de pílulas abortivas nessas regiões.

“Apresentamos o RAborta, um robô que atua a partir da cidade do México que fornece o medicamento Mifepristone para aborto seguro”, pode-se ler na legenda da partilha feita pela AquelarreCd.Victoria, um coletivo feminino e separatista.

 

Ver esta publicação no Instagram19

 

Uma publicação partilhada por AquelarreCd.Victoria (@aquelarrecd.victoria)

“Raborta é administrado a partir de uma clínica na Cidade do México, onde o aborto é legal e prescrito e fornece, remotamente, medicamentos para que as mulheres de Taumalipas, possam abortar com segurança, o que cria um vácuo legal”, lê-se ainda.

“Agradecemos ao Women on Waves, coletivo internacional, pois graças a eles esta atividade foi possível no Estado de Tamaulipas. Obrigado às companheiras de Tampico e ao coletivo Woman Manglar, que foram os que realizaram esta performance em nome do Estado. Continuamos na luta!”, concluíram.