Rotina matinal em seis passos para ter um intestino saudável

pexels-andrea-piacquadio-3884249
[Fotografia: Pexels/Andrea Piacquadio]

Mesmo que não consiga cumprir todos os passos, faça pelo menos dois ou três e vá tentando acrescentar os hábitos que faltam se precisa de melhorar a saúde dos intestinos, essencial ao bem-estar físico e mental.

A bióloga Vera Dias, especialista em Saúde Intestinal e Detox, elaborou um guia para melhorar o cuidado intestinal e partilha-o agora no livro Cure o seu Intestino, da editora Contraponto.

[Fotografia: Divulgação]
A autora, que despertou para esta matéria após diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável, procura dar respostas a problemas como a inflamação, o inchaço, as alergias e intolerâncias, deixa recomendações, novos hábitos e algumas receitas para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

De entre os conselhos constantes no livro, Vera Dias partilha uma rotina matinal que crê melhorar a saúde geral de quem lida com problemas desta natureza. ”Uma rotina matinal faz magia não só pelo intestino, mas também pela forma como dia vai correr”, afirma.

Veja agora abaixo as recomendações que a bióloga e coach deixa:

Raspar a língua: Para a especialista, lavar os dentes logo ao acordar é essencial, mas antes recomenda que se “raspe a língua com um raspador de cobre” ou mesmo uma “colher”. O objetivo é “limpar todas as toxinas e bactérias que se acumularam na boca e língua durante a noite e que são responsáveis pelo mau hálito matinal”. Vera Dias defende até que esta prática ajuda na “redução da placa bacteriana” e evita “formação de cáries”.

Beber água: A autora recomenda a ingestão de 500 ml de água em jejum porque “estimula o funcionamento digestivo e intestinal, hidrata as células e dá energia”, lê-se no livro. “Se sentir que não está a absorver bem a água, isto é, que bebe um gole e vai logo para a casa de banho ou fica inchado, pode acrescentar uma pitada de sal marinho (ajuda a melhorar a absorção)”, recomenda Vera Dias. A água morna, refere, estimula “anda mais o sistema gastrointestinal”.

Luz matinal: “Enquanto bebe o copo de água, aproveite para ir à janela iu à varanda” por cinco a dez minutos. Tal vai ajudar a “regular o ciclo de sono”.

Atividade relaxante: Também por cinco a dez minutos, a autora defende que a prática física vai conferir energia, que “vai influenciar todo o dia” e pode ajudar a “gerir melhor os fatores de stress.

Movimento: “Uma caminhada, exercício localizado, Pilates, Ioga, corrida, dança” são apenas alguns exemplos apresentados por Vera Dias. “O exercício matinal ajuda a a desperta o corpo, dá um boost de energia às mitocôndrias, ativa o sistema linfático, estimula a libertação de hormonas de bem-estar, ajuda a eliminar toxinas e favorece o desempenho mental no trabalho”, justifica.

Pequeno-almoço nutritivo: Pode tomá-lo antes ou depois do exercício físico, mas uma boa refeição “vai ajudar a regular o apetite ao longo do dia”.