Três dicas essenciais para garantir que a marmita não azeda

pexels-keegan-evans-90893
[Fotografia: Pexels/Keegan Evans]

Já sabemos que é prioritário usar sacos ou bolsas térmicas, embalagens devidamente herméticas e, claro, evitar alimentos mais propícios à degradação de nutrientes.

Porém, há outros três detalhes que, cumpridos, vão manter o seu almoço nas condições ideais, mesmo que as temperaturas comecem a subir.

Dados relevantes uma vez que cada vez mais pessoas levam as suas refeições para o local de trabalho e numa antecipação daquilo que será o calor que aí vem.

Veja como preparar o seu almoço ou jantar, garantindo que não terá surpresas.

Armazenar bem e separar a comida: Juntar tudo numa só caixa facilita em muito o manuseamento e o transporte da sua refeição, mas o contacto entre os ingredientes aumenta, comprometendo a textura e o sabor, juntando alimentos confecionados secos aos mais húmidos.

Cuidado com os molhos: Quanto mais líquidos dentro da embalagem, mais humidade e maior desenvolvimento de bactérias. Ao mesmo tempo, se cortar nos caldos, é verdade que os alimentos ficam mais secos, mais a qualidade e o sabor vão ficar mais salvaguardados.

Fruta cortada: A oxidação da fruta é muito rápida e altera de imediato o sabor, a textura e até o cheiro. Fatores que saem potenciados com o calor. Por isso e na medida da possível, opte sempre por levar fruta inteira que corta no momento em que a vai comer. Deve escolher peças que não estejam muito maduras e que sejam mais resistentes às subidas de temperaturas.