Três modalidades desportivas que prometem ser tendência neste outono

iStock-1169812281 (1)
[Fotografia: iStock]

Nem só de moda e beleza se fazem as tendências. A prática desportiva também está sempre a reinventar-se e procura encontrar novas soluções e novas propostas para quem gosta de inovar nos exercícios e nas rotinas que cumpre.

Este ano, as sugestões começam já a ganhar corpo e, entre modalidades inesperadas, há também práticas que procuram acompanhar o estado de espírito, que respeitam e acomodam variações hormonais e que são mais próximas e adaptáveis a cada momento.

Propostas, claro, que não esquecem quem é apreciador de treinos de alto impacto, de grande desgaste, de alto consumo de energia. Esses nunca estarão nem fora de moda, nem fora do cardápio

Veja os novos interesses desportivos que começam a dar nas vistas este outono.

Movimentos animais: A modalidade passa por cumprir exercícios usando todo o peso do corpo, imitando os movimentos dos animais. Uma prática que promove a mobilidade, a coordenação e a força. Uma proposta que se inspira no paleotraining, disciplina que começou a emergir em 2015 e que é composta por 150 movimentos que replicam os gestos usados pelos homens no tempo do Paleolítico.

Respeitar o corpo: Ninguém precisa de cumprir sempre a mesma modalidade ou a mesma sequência de exercícios. Esta corrente que se está a impor no desporto quer acomodar a mudança de estados de espírito, de capacidade e até de disponibilidade física porque, afinal, todos sabemos que os dias não são iguais. Esta nova opção passa por escolher a modalidade que vai fazer antes mesmo de entrar no vestiário e cumprir ora treinos mais exigentes ou outros mais calmos, pressupondo a flexibilidade do ginásio que se frequenta.

Treino hormonal: A proposta passa por integrar modalidades como a yoga ou a meditação num plano de treino mais intenso que esteja a cumprir, respeitando a variação hormonal que tanto homens e mulheres têm ao longo do tempo.