Publicidade Continue a leitura a seguir

Um livro de receitas para todas as dietas

Percorra a galeria de imagens para ver algumas das receitas do livro 'As Receitas do Fator pH'. Em primeiro lugar, mostramos-lhe a receita para um sumo rico em antioxidantes. Ingredientes: 50ml de água de coco fria, 1 colher de matcha, clorela ou erva trigo, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 chávena de chá de frutos vermelhos, 1 colher de sopa de bagas de góji, 1 punhado de agrião e polpa de maracujá. Preparação: junte todos os ingredientes numa liquidificadora.
Pão de banana. Ingredientes: 125g de farinha de avelã, 3 ovos de tamanho L, 125g de farinha integral, 1 colher de sobremesa ou sopa de canela, 350g de banana, 1 banana, 2 colheres de chá de vinagre de umeboshi, 1 colher de sopa de fermento, 60g de manteiga ghee, manteiga com sal marinho, óleo de coco ou azeite extra virgem, 20g de açúcar integral, mel ou açúcar de coco e manteiga ou azeite para untar. Preparação: pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele uma forma de bolo inglês com manteiga e coloque no frigorífico. Misture a farinha, a avelã, a canela e o fermento e reserve. Triture os 350g de banana e acrescente a manteiga ou o óleo de coco ou o azeite e misture. Bata os ovos com o açúcar durante 2 minutos e acrescente a banana triturada. Envolva com cuidado. Acrescente o vinagre de umeboshi e envolva tudo. Adicione aos poucos a mistura seca sem parar de envolver. Retire a forma do frigorífico e verta a massa do bolo. Corte às rodelas a banana e distribua por cima da massa. Leve ao forno durante quase 1 horas ou até espetar o palito e este sair limpo. Se o pão começar a ficar muito tostado coloque uma folha de alumínio por cima.
Minitartes de puré de fruta. Ingredientes para a massa da base: 30g de mix de frutos gordos e 70g de alperces secos ou tamarindo. Para o recheio: 1 maçã pequena, limão q.b., 1 banana da Madeira pequena, 1 colher de chá de raiz de gengibre ralada ou canela e 1/2 colher de café de pólen de mel. Preparação: triture os frutos gordos grosseiramente. Acrescente os alperces ou tamarindo e volte a triturar. Distribua a massa por um tabuleiro de miniqueques e, com a ajuda dos dedos, forre as formas de modo a recheá-las com puré de fruta. Pressione bem a massa contra a forma. Coloque as formas no congelador enquanto prepara o recheio. Para o recheio, lave a fruta. Corte a maçã e a banana aos cubos. Numa panela coloque a fruta e esprema um pouco de limão, junte o gengibre e 2 colheres de sopa de água. Tape a panela e deixe cozinhar a fruta em lume brando. Quando a fruta estiver cozinhada acrescente o pólen de mel e triture tudo com a varinha mágica. Deixe arrefecer. Retire as formas do congelador e verta o puré nas formas. Devem ser consumidas na hora.
Salada de citrinos com queijo ricota. Ingredientes: 1 laranja, 1 toranja, 6 colheres de sopa de queijo ricota ou tofu, 1 colher de sobremesa de coco ralado, 1 colher de sobremesa de tomilho ou tomilho-limão, pimenta acabada de moer q.b., 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas, alho em pó q.b., 1/2 colher de café de açafrão/curcuma e folhas de manjericão q.b. Preparação: lave bem a laranja e a toranja, descasque-as e corte-as em rodelas finas. Distribua as rodelas por um prato. Misture a ricota/tofu com a pimenta, o tomilho, uma pitada de alho e o açafrão. Tire uma colher de sopa de ricota e com a ajuda de outra colher faça 6 bolas. Para fazer as bolas basta passar a ricota de uma colher para a outra. Distribua as bolas de ricota pelo prato. Polvilhe com tomilho, amêndoas, manjericão, pimenta e coco ralado.
Sopa de abóbora e laranja. Ingredientes: 500g de abóbora sem casca, 1 cebola, 2 cenouras, 1 batata pequena, 8g de raiz de curcuma, 1 alho-francês, 1 colher de sopa de gordura de qualidade para temperar, água alcalina ou filtrada q.b., sal q.b. e sumo de laranja. Preparação: lave e corte os legumes aos pedaços. Numa panela grande coloque todos os ingredientes, exceto a gordura, o sumo de laranja, a raiz de curcuma e os ingredientes de guarnição. Cubra os legumes com água e tape a panela. Leve ao lume e deixe cozinhar, em lume brando, até os legumes estarem macios. Desligue o lume, junte a raiz de cucuma e o azeite. Por fim, triture tudo com a varinha mágica e leve ao frigorífico. Na hora de servir junte o sumo de laranja na sopa e misture. Sirva a sopa no prato e guarneça com as sementes de abóbora tostadas/coco e cebolinho/manjericão. Para as sementes, toste numa frigideira, em lume brando, durante 2 minutos com umas gotas de vinagre de umeboshi.
Canelones de curgete. Ingredientes: 1 a 2 curgetes, molho de tomate, 200g de ricota ou requeijão, 1 punhado de castanhas ou 1 chávena de café com macadâmia ou amêndoas, trituradas grosseiramente, sal integral q.b. e azeite virgem q.b. Preparação: faça o molho de tomate e reserve. Pré-aqueça o forno a 160-180ºC. Lave os legumes. Corte as extremidades da curgete e com um descascador faça fatias finas na vertical. Se não conseguir fazer fatias finas terá de as cozer a vapor até ficarem maleáveis. Misture o queijo ricota com os orégãos, a pimenta, as castanhas/amêndoa/macadâmia e as raspas de lima. Estenda uma fatia de curgete sobre a outra em forma de cruz e coloque no centro 1 colher de sobremesa/sopa de mistura de ricota. Feche com as 4 pontas da curgete. Repita o processo até acabar o recheio. Distribua os canelones com as pontas viradas para baixo num recipiente de levar ao forno, previamente pincelado com azeite e polvilhe com gengibre. Verta por cima dos canelones um pouco do molho de tomate e leve ao forno durante 10 a 20 minutos. Na hora de servir guarneça com folhas de manjericão picadas.
Ratatouille de legumes. Ingredientes: 1/2 curgete, 1/2 beringela, 1/2 pimento vermelho ou verde, 1/2 chuchu ou couve rábano, 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 tomates maduros grandes, 2 colheres de sopa de azeite extra virgem ou óleo de coco e água alcalina ou filtrada q.b. Preparação: lave todos os legumes. Descasque o tomate e pique. Corte o resto dos legumes aos cubos. Coloque numa panela ou num wok o tomate, a cebola, o azeite, a água, o alho, o sal, a pimenta, o louro, o rosmaninho e 2 colheres de sopa de água filtrada. Leve ao lume. Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando até o tomate começar a desfazer-se e a cebola estar translúcida. Desfaça um pouco o tomate com um garfo. Acrescente todos os legumes e deixe cozinhar até estarem macios. Se necessário junte um pouco de água. No final, retire o louro. Na hora de servir, polvilhe com orégãos ou manjericão.
Salada de fruta com chantili de coco. Ingredientes: chantili de leite de coco e fruta a gosto. Faça a receita do chantili no dia anterior para ganhar consistência. Lave e corte a fruta a gosto. Misture a fruta com os condimentos. Distribua a mistura por taças de sobremesas. Coloque como topping o chantili.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Que aquilo que comemos influencia a nossa saúde, já ninguém duvida. No entanto, nem todos sabem que ter um estilo de vida pouco saudável aumenta a produção de ácidos no organismo que, por sua vez, leva à acidificação do corpo e a problemas cardiovasculares, aumento de peso e diabetes. Em fevereiro de 2016, a nutricionista Rita Boavida lançou o livro O Fator pH para explicar aos portugueses a importância de seguir uma dieta alcalina, que ajuda a manter o equilíbrio ácido-base do organismo através da alimentação. Agora lança As Receitas do Fator pH, para complementar o primeiro.

“Neste livro podem encontrar receitas práticas, nutricionalmente equilibradas e adaptadas a todas as dietas, sejam elas isentas de produtos de origem animal, de lactose ou de glúten. Receitas para toda a família. Como o sangue tem que ter um valor de pH estável e ligeiramente alcalino – pH no intervalo 7,35 a 7,45 -, um excesso de ácidos a circularem no organismo vai obrigar o nosso corpo a fazer um esforço maior do que é suposto para eliminar ou neutralizar esses ácidos e manter o pH do sangue nos valores estáveis”, explicou ao Delas.pt Rita Boavida (pode ver algumas receitas do livro na galeria de imagens acima).

Os valores do pH do organismo podem ser medidos através de um simples teste de pH da urina, à venda na Internet ou nas farmácias.

“Estas tiras alteram a sua cor original quando entram em contacto com a urina. Cada cor corresponde a um número que vai indicar se o pH é neutro, ácido ou básico. No primeiro livro pode encontrar-se ao detalhe como fazer o teste e interpretar os resultados“, afirmou a nutricionista.

Com este segundo livro da especialista, além de receitas saudáveis que podem ser encaixadas em qualquer dieta, vai ficar a perceber a importância do pH no nosso organismo, as consequências da acidificação do corpo e como interpretar os resultados do pH da urina e da saliva.

 

Ficha técnica do livro:

As receitas do Fator Ph, de Rita Boavida. Editora Manuscrito, 17,90 euros


Leia também:

As 10 receitas saudáveis para curar a ressaca