Se estava à espera de um estudo científico para dissipar a dúvida, vai continuar a esperar. Não existe nenhum que indique ser prejudicial ou benéfico dormir com ou sem soutien. Algumas mulheres vão dizer que deve ser sem, outras vão dizer que pode ser com.
Dormir de soutien não é um tema com resposta unânime entre as mulheres e é frequente surgirem mitos e ideias pré-feitas em torno desta questão.
Em 1995, o livro Dressed to Kill (“Vestida para Matar”), de Sydney Ross Singer e Soma Grismaijer, avançava com a teoria de que dormir com soutien aumentava as hipóteses de vir a desenvolver cancro da mama, isto porque a peça de lingerie bloqueava o sistema linfático, impedindo a respiração normal do corpo e, consequentemente, a saída de toxinas, potenciando o aparecimento de cancro da mama. Teoria que nunca se veio a confirmar, mas que ainda hoje é mencionada por algumas gerações.
Para acabar com o “diz que disse” conversámos com a Doutora Emília Vieira, presidente e cofundadora da Associação Amigas do Peito e Médica Cirurgiã no Hospital Santa Maria, que defende:
“Não. Não há qualquer risco para a saúde em dormir com soutien, desde que o soutien não tenha armação. Pode-se dormir com um soutien sem aros ou até um desportivo sem qualquer problema”, declarou.
E o perigo dos aros nada tem a ver com a possibilidade de desenvolver cancro da mama. O risco existe porque estes, ao longo da noite, podem acabar por ferir o peito durante o sono, explicou ainda a Doutora Emília Vieira, dedicada a questões da saúde mamária há mais de vinte anos. Os vários movimentos realizados durante o sono, bem como o facto de se dormir de lado pode levar a que a armação saia do lugar, acabando por magoar o peito.
Assim sendo, “em primeiro lugar, devemos sempre optar por modelos sem armação. Dormir é um ato que requer conforto e relaxamento, é uma altura em que devemos estar à vontade, deixando o corpo respirar e isso só é possível com peças que o permitam”, aconselhou Madalena Ramos, consultora da Bra&Company.
Em segundo lugar, explica ao Delas, “devemos sempre procurar soutiens feitos maioritariamente de materiais naturais e com a menor presença possível de sintéticos. É difícil encontrar soutiens 100% algodão, porque estas peças têm que ter sempre um pouco de elastano. No entanto, deve-se recorrer o mais possível a materiais naturais para que a pele possa respirar e para que não haja o risco de causar alergias, sobretudo em peles mais sensíveis”.
“Mulheres com um peito maior acabam por se sentir mais confortáveis ao dormir com soutien, porque é um volume que fica mais aconchegado. Também as grávidas, por causa das dores no peito e por se sentirem mais confortáveis acabam por dormir com esta peça de roupa. Mas é uma prática que depende muito de mulher para mulher”, refere Madalena Ramos. Optar por modelos que não apertem demasiado, que não dificultem a corrente sanguínea ou vinquem o corpo, são também aspetos a ter em conta.
Todos estes cuidados promovem o nosso bem-estar, ajudando a ter uma boa noite de sono caso durma com o soutien vestido. Mas já sabe… é possível prescindir dele se assim quiser.
[Imagem de destaque: Shutterstock]