Cacau é a “pílula da saúde”. Benefícios de o comer ao pequeno-almoço e três ideias para o fazer

pexels-delphine-hourlay-691152
[Fotografia: Pexels/Delphine Hourlay]

Sim, leu bem. O cacau tem mesmo benefícios incríveis para o seu organismo e, se gostar, deve incluí-lo na sua rotina de pequeno-almoço. Não só vai adoçar o seu início de dia, como ajudar a enfrentar os mais frios dias de inverno. Entre a civilização maia, o chocolate era considerado um superalimento e consumido pela elite para combater o cansaço e como afrodisíaco.

Hoje, depois de vários estudos científicos, sabe-se que as propriedades antioxidantes deste alimento são, de facto, ótimas para combater a fadiga, o frio e as baixas defesas do organismo.

É a pílula da saúde. O flavonol [composto químico que está no cacau] é responsável pelos efeitos benéficos do cacau na saúde cardiovascular”, explicou María Izquierdo, professora de Ciências de Nutrição e Alimentação na Universidade de Barcelona, ao site Telva.

Este ingrediente contém 35% de fibra, facilitando, assim, o trânsito intestinal. Um benefício que se soma ao facto de reduzir os fatores de risco de doenças cardiovasculares, como o colesterol ou a pressão arterial, e melhorar o desempenho mental e aumenta o fluxo de sangue no cérebro.

Seguem-se três sugestões fáceis de introduzir cacau no seu pequeno-almoço:

Adicione-o ao seu muesli preferido. Assim irá receber os benefícios de dois superalimentos em vez de apenas um

Junte pedaços de cacau ao seu copo de leite. É uma forma fácil de incorporar cacau na sua dieta

Cubra as panquecas saudáveis com cacau derretido. É a receita perfeita para quem tem pouco tempo mas quer desfrutar de um bom pequeno-almoço