Subir

Abacates levam dezenas de pessoas para o hospital todos os dias

Abacates

Quando estamos a cozinhar há várias coisas podem correr mal, desde um prato que fica demasiado tempo ao lume até um dedo cortado por descuido.

No Reino Unido e nos EUA, o momento de cortar abacates tem-se tornado num verdadeiro pesadelo. São muitas as pessoas que, ao fazê-lo, acabam por desferir graves cortes. Os médicos destes dois países têm-se deparado com casos tão graves e frequentes que até já deram um apelido ao ferimento: mão de abacate.

A quantidade de pessoas feridas tem sido tal que, recentemente, o antigo presidente da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos, Simon Eccles, revelou ao jornal britânico The Times que recebe “quatro pacientes por semana” nas urgências.

“Tive de levar três pontos e perdi a maioria da sensibilidade no meu dedo. E quando estava no hospital havia uma mulher exatamente com a mesma lesão”, afirmou um paciente, de 29 anos, ao mesmo site.

Já a antecipar os perigos desta simples tarefa, chef de cozinha britânico Jamie Oliver publicou, em 2010, um vídeo no seu canal de YouTube em que explica como se prepara um abacate.

Vídeo esse que pode ver abaixo e tem sido muito partilhado por sites britânicos e norte-americanos como forma de prevenir acidentes.

a carregar vídeo

Em 2012, também a atriz Meryl Streep apareceu em público com um ferimento na mão e explicou que tinha tido um pequeno acidente enquanto cortava um abacate. Para que não lhe aconteça o mesmo, deixamos-lhe, abaixo, duas imagens que lhe mostram como se deve cortar este fruto corretamente.

Atriz Meryl Streep aparece em público com a mão cortada, em 2012. Feriu-se enquanto cortava um abacate. Fotografia de Rob Kim/FilmMagic/Getty Images

Forma correta de cortar abacates:

Forma errada de cortar abacates:

Errado abacate

Fotografia de Pinterest